Grêmio enfrenta o Cruzeiro de olho no topo do Brasileiro

Em caso de vitória, Tricolor poderá chegar à segunda colocação contando com derrotas de Inter e Flamengo

Grêmio venceu primeiro jogo contra o Cruzeiro, no Mineirão, por 1 a 0 | Foto: Lucas Uebel / Grêmio / Divulgação / CP memória

O Grêmio enfrenta nesta quarta-feira o Cruzeiro, na Arena, focado em vitória para se aproximar do líder São Paulo. Se vencer e Inter e Flamengo forem derrotados por Bahia e Vitória na 20ª rodada, o Tricolor chega a segunda colocação e fica a um ponto dos paulistas, caso eles percam para o Paraná, no Durival de Britto. Renato Portaluppi ainda não terá Marcelo Grohe para o confronto e a principal dúvida está no ataque entre André e Jael.

A defesa menos vazada do Campeonato Brasileiro terá um importante teste, a partir das 21h45min, contra o dono do terceiro melhor ataque. O jogo da 20ª rodada vale, além dos três pontos na perseguição aos líderes, como o último compromisso da equipe titular antes do jogo de volta contra o Estudiantes, pelas oitavas de final da Libertadores, na próxima terça-feira. Caberá a Paulo Victor, que cumpriu suspensão contra o Corinthians, defender a meta que foi abatida apenas oito vezes no primeiro turno, com média de 0,42 gol por jogo.

“Vamos tentar manter assim. Quando você não toma gol, está muito perto de ganhar o jogo”, diz Paulo Victor. “E a partir de agora, por ser um campeonato muito equilibrado, cada ponto tem que ser muito valorizado”.

Desta vez, diferentemente da maioria das ocasiões em que foi chamado, o goleiro terá a oportunidade de jogar com os titulares. Paulo Victor substituirá Marcelo Grohe, que deve retornar somente contra o Estudiantes. No último sábado, Bruno Grassi teve atuação segura durante a vitória sobre o Corinthians.

“Fiz 19 jogos e só dois no time titular. Muitas vezes joguei com três ou quatro meninos fazendo a sua estreia. Não é reclamação, para mim é sempre uma honra vestir a camisa do Grêmio, mas a gente sabe que a equipe principal tem mais entrosamento e experiência”, comentou Paulo Victor. Hoje, ele contará com a proteção de Geromel e Kannemann. “É um prazer jogar com eles, jogadores de seleção brasileira e argentina, que têm muito mérito por tudo que estão conquistando”, elogiou o goleiro.

Em relação ao time que venceu o Corinthians, o Grêmio terá a volta de Maicon, no lugar de Cícero. “Não muda em nada a nossa forma de jogar”, acredita o outro volante, Jailson. Michel está recuperado e deve retornar ao time em breve. Leonardo deve seguir na lateral direita. A principal dúvida está no ataque, entre André e Jael.

Cruzeiro não vence há cinco rodadas

O Cruzeiro não vence no Campeonato Brasileiro há um mês ou cinco rodadas e entrará na Arena tentando recuperação. O clube mineiro ocupa a oitava colocação com 26 pontos, 10 a menos que o Grêmio e sete do Vitória, primeiro entre os rebaixados.

Para o jogo, o Cruzeiro terá mudanças em relação ao time que empatou com o Bahia, no Mineirão. O zagueiro Dedé e o volante Henrique não viajaram com a delegação e devem ser substitutos por Lucas Romero e Manoel. Com Edílson sentindo dores na coxa, Ezequiel deve ser o substituto.

Grêmio x Cruzeiro – 20ª rodada do Campeonato Brasileiro

Grêmio

Paulo Victor; Leonardo Gomes, Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson, Maicon, Ramiro, Luan e Everton; Jael.

Técnico: Renato Portaluppi.

Cruzeiro

Fábio; Ezequiel, Manoel, Leo e Egídio; Lucas Romero e Lucas Silva (Ariel Cabral); Robinho, Thiago Neves e Arrascaeta; Barcos.

Técnico: Mano Menezes

Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS)

Horário: 21h45min

Árbitro: Marcelo de Lima Henrique (RJ)

Auxiliares: Michael Correia (RJ) e Silbert Faria Sisquim (RJ)