Guarda Municipal denuncia candidata por crime eleitoral e vandalismo na Orla do Guaíba

Adesivos da candidata Fernanda Melchionna (Psol) foram colados em 14 postes da nova orla do Guaíba

A Guarda Municipal flagrou neste sábado um jovem colando adesivos da vereadora e candidata a deputada federal, Fernanda Melchionna (PSOL), em postes da Orla Moacyr Scliar. Conforme a prefeitura, a ação de vandalismo ocorreu em pelo menos 14 postes. O suspeito fugiu ao perceber a presença dos guardas. O Departamento Municipal de Limpeza Urbana (DMLU) foi acionado para realizar a limpeza.

A partir do fato, a Guarda Municipal fez uma denúncia de crime eleitoral junto ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE), que a repassará ao Ministério Público do RS. Ainda segundo o executivo, o procedimento adotado deverá ser o mesmo com qualquer outro candidato, independente de partido ou ideologia.

Os envolvidos também poderão ser autuados na Lei Antivandalismo, sancionada pelo prefeito Nelson Marchezan Júnior em março, que garante punições mais rigorosas para pessoas que praticarem depredações ao patrimônio público ou privado. A legislação prevê aumento das multas e penalidades aos infratores que não pagarem.

Procurada pela reportagem, a candidata Fernanda Melchionna informou que assim que soube do ocorrido se dirigiu ao local para esclarecer e averiguar o fato. Segundo ela, essa foi uma ação que contraria os preceitos da sua campanha e que foi uma ação completamente desautorizada. Fernanda disse ainda desconhecer a autoria dessa prática e que, de forma imediata, a própria coordenação de campanha providenciou a retirada dos adesivos.