Seminário Internacional debate Segurança Pública no Brasil

Evento encerra as 18h com palestra sobre modelo americano de justiça, violência e criminalidade

Imagem: Laura Gross/Rádio Guaíba

Ocorre durante toda esta sexta-feira, o Seminário Internacional Um Pacto Brasileiro pela Segurança, promovido pela Escola do Legislativo Julieta Battistioli da Câmara Municipal de Porto Alegre. Dentre os convidados estão Michael Parker e o belga Luc Boulon. O encontro tem o objetivo de compartilhar a experiência de especialistas na área de segurança pública e a busca pela adaptação de medidas utilizadas com sucesso na luta pela diminuição dos índices de violência em outras cidades do mundo.

Conforme um dos debatedores, delegado Emerson Wendt, chefe da Polícia Civil no Rio Grande do Sul, encontros como este promovido pela Câmara de Vereadores, são importantes para que experiências sejam compartilhadas entre países e que ideias possam ser implementadas no Rio Grande do Sul.

Programação completa

9h – CERIMÔNIA DE ABERTURA

9h30min – Painel: TECNOLOGIA APLICADA À SEGURANÇA: DESAFIOS E SOLUÇÕES

Palestrantes:
Luc Borlon, Diretor de Projetos e Processo em Tecnologia de Informação e Soluções em Segurança/Bélgica;
João Henrique Martins, Coordenador do Observatório de Mercados Ilícitos da FIESP/SP.

Debatedores:
Delegado Emerson Wendt, Chefe da Polícia Civil/RS;
Coronel Mario Ikeda, Comandante Geral da Brigada Militar de Porto Alegre/RS.

14h – Painel: COMO COMBATER A CRIMINALIDADE: A TEORIA E A PRÁTICA

Palestrantes:

José Vicente Tavares, Professor e Coordenador do Grupo de Pesquisa Violência e Cidadania, UFRGS/RS;
Eugênio Paes Amorim, Promotor de Justiça do Ministério Público/RS;
Roque Soares Reckziegel, Coordenador-Adjunto da Comissão de Direitos Humanos Sobral Pinto da OAB/RS.

15h45min – COFFEE-BREAK

16h15min – Painel: DO JULGAMENTO, DA ACUSAÇÃO E DA DEFESA NO DIREITO BRASILEIRO

Palestrantes:

Cláudio Pacheco Prates Lamachia, Presidente Nacional da Ordem dos Advogados do Brasil;
Alexandre Isbarrola, Superintendente da Polícia Federal/RS;
Leandro Paulsen, Prof. Dr. e Desembargador Federal TRF 4ª Região;
Bruno Amorin Carpes, Promotor de Justiça – MP/RS.

18h – Painel: O MODELO AMERICANO E O MODELO BRASILEIRO DE JUSTIÇA, VIOLÊNCIA E CRIMINALIDADE

Palestrantes:

Michael Parker, ex-chefe de Segurança da Polícia de Los Angeles, Consultor em Segurança da The Parker Group/EUA;
Marcelo Rocha Monteiro, Procurador do Ministério Público/RJ;
Nelson Jobim, Ex-Ministro do Supremo Tribunal Federal;
General Carlos Bolivar Goellner, representando o Ministro de Estado e Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência do Brasil.