A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) passou a oferecer a vacina meningocócica C em 31 unidades de referência para as oito gerências distritais de saúde de Porto Alegre. O coordenador adjunto da Vigilância em Saúde, José Carlos Sangiovanni, explica que a ideia é concentrar um quantitativo maior das vacinas em cada região e otimizar a distribuição. Até o mês passado, as doses eram encontradas em qualquer posto de saúde, mas a baixa de estoques complicou o acesso. No início da semana, só metade das unidades dispunha do soro.
Nessa quarta-feira, a Secretaria Estadual de Saúde enviou 4 mil doses da vacina à SMS, o que corresponde a 80% da demanda mensal da rede pública do município. A meningocócica C imuniza contra a meningite tipo C.
O abastecimento sofreu redução, em âmbito nacional, nos últimos meses. Houve impasse em torno da produção das doses no laboratório contratado pelo Ministério da Saúde, a Fundação Ezequiel Dias – Funed. De acordo com a Pasta, a distribuição da vacina deve se normalizar, em todo o Brasil, entre agosto e setembro.
De acordo com o calendário do Ministério da Saúde, a vacina deve ser feita aos 3 e 5 meses de idade, com reforço aos 12 meses (1 ano). Entre 11 e 14 anos também deve ser tomada uma nova dose.
Veja onde a dose pode ser encontrada: