O Departamento Municipal de Água e Esgotos (Dmae), em Porto Alegre passou hoje a contar com um serviço de encaminhamento de nomes de devedores da tarifa de água e esgoto ao cadastro de inadimplentes. A empresa Boa Vista SCPC (CDL Brasil) venceu a licitação com esse fim.
Todos os usuários que tenham conta em atraso ou parcelamento não pago de dívidas anteriores vão receber uma correspondência do SCPC com um prazo para se regularizarem. Caso o pagamento não ocorra, o nome do usuário é encaminhado para negativação em serviços de proteção ao crédito e, posteriormente, para protesto extrajudicial.
Segundo o diretor-geral do Dmae, Darcy Nunes dos Santos, a inadimplência é hoje de 18%. A maioria (70%) é da categoria residencial. “Essa é a primeira vez que o Dmae promove este tipo de ação com o objetivo de reduzir a inadimplência”, salienta.
Contribuintes negativados pelo CDL Brasil devem procurar o Dmae nos Postos de Atendimento Comercial para verificar o débito. Após a negociação e o pagamento, o Dmae providencia a retirada do registro de inadimplente.