Trump e Kim Jong-un começarão encontro histórico a sós

Encontro ocorre em Cingapura e é o primeiro entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte mais de seis décadas

FILE PHOTO: A combination photo shows Mike Pompeo (L) in Washington, North Korean leader Kim Jong Un (C) in Pyongyang, North Korea and U.S. President Donald Trump (R), in Palm Beach, Florida, U.S., respectively from Reuters files. REUTERS/Yuri Gripas (L) & KCNA handout via Reuters & Kevin Lamarque (R) ATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. NO THIRD PARTY SALES. NOT FOR USE BY REUTERS THIRD PARTY DISTRIBUTORS. SOUTH KOREA OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN SOUTH KOREA.

O presidente dos Estados Unidos Donald Trump e o líder da Coreia do Norte Kim Jong-un fazem uma reunião histórica em Cingapura, nesta segunda-feira, às 22h (9h de terça-feira, no horário local). Um oficial da Casa Branca confirmou à imprensa norte-americana que Trump e Kim iniciarão o encontro frente a frente sozinhos, com apenas tradutores presentes. Em seguida, os principais assessores farão a reunião bilateral ampliada.

Comitivas dos dois países fizeram hoje um encontro prévio em um hotel. O secretário de estado Mike Pompeo acompanha o presidente norte-americano em Cingapura. Ele adiantou que os Estados Unidos só aceitarão a “completa, verificável e irreversível” desnuclearização da Coreia do Norte.

Em outras ocasiões, Kim afirmou estar disposto a se comprometer com o desarmamento nuclear, mas ainda há analistas céticos sobre a postura do líder. O encontro de Trump e Kim vai ser o primeiro entre os líderes dos Estados Unidos e da Coreia do Norte, inimigos desde a Guerra da Coreia (1950-1953).

Na véspera da reunião histórica, Kim Jong-un conheceu pontos turísticos de Cingapura. Ele surpreendeu os hóspedes do hotel onde se hospedou ao caminhar pelas áreas comuns. No domingo, o líder norte-coreano foi recebido pelo primeiro-ministro do país que sedia o encontro histórico, Lee Hsien Loong.

Donald Trump também se encontrou com o líder cingapurense. O norte-americano, que completa 72 anos na quinta-feira, ganhou um bolo de aniversário adiantado. Sobre o encontro, disse acreditar que a reunião “vai funcionar muito bem”.

O anúncio do encontro de Kim e Trump marcou uma reviravolta em um discurso, até então, agressivo entre os dois países. Ano passado, Trump ameaçou destruir totalmente a Coreia do Norte e chamou o norte-coreano de “homemzinho do foguete”. Em resposta, Kim xingou o presidente de “ignorante mentalmente perturbado”.

O encontro que ocorre hoje despertou interesse da imprensa internacional. Mais de 2,5 mil jornalistas estão em Cingapura para acompanhar a reunião.