A Prefeitura de Porto Alegre pretende, ainda no mês de junho, lançar um edital para revitalização do Parque Farroupilha (Redenção). Conforme o secretário do Meio Ambiente e da Sustentabilidade, Maurício Fernandes, um plano conceitual arquitetônico está sendo concluído e deve contemplar a região do entorno do lago. Serão criados ambiente com acesso a serviços como cafés, refeições e souvenirs de Porto Alegre.
A previsão é de construção de deques e obras às quais Fernandes se referiu como “de mínima intervenção”, onde hoje estão situados um café, desativado desde 2014, e o orquidário, destruído por um temporal em 2016. O secretário explicou que no projeto, está prevista a construção de restaurante, bistrô e cafeteria. A ideia é de que um investidor privado ganhe permissão de uso do local com o ônus de construir esses deques.
O valor de investimento ainda não está definido. “Outras secretarias vão contribuir nesse processo, na parte econômica e na modulação da contratualização. Isso depende dos colegas secretários. A ideia é de que seja em curtíssimo prazo, para a gente ter todo aquele complexo revitalizado neste ano”, disse.
Cercamento do parque
O secretário disse ainda que a Pasta não discute o cercamento do parque. O assunto é recorrente quando se trata de Parque Farroupilha, mas Fernandes disse não acreditar que essa ação isolada possa representar aumento da segurança. “Se for haver alguma decisão de cercamento, não pode ser descontextualizada de um estudo para ver se realmente isso vai significar melhorias. Porque em termos de segurança pública é muito raro que haja solução em apenas uma medida. Só o fato de cercar não significa automaticamente trazer segurança pro usuário”, finalizou.