Trump e Kim Jong-un se encontrarão no dia 12, em Cingapura

Presidente norte-americano recebeu hoje, em Washington, o braço direito do líder norte-coreano

FILE PHOTO: A combination photo shows Mike Pompeo (L) in Washington, North Korean leader Kim Jong Un (C) in Pyongyang, North Korea and U.S. President Donald Trump (R), in Palm Beach, Florida, U.S., respectively from Reuters files. REUTERS/Yuri Gripas (L) & KCNA handout via Reuters & Kevin Lamarque (R) ATTENTION EDITORS - THIS PICTURE WAS PROVIDED BY A THIRD PARTY. FOR EDITORIAL USE ONLY. NOT FOR SALE FOR MARKETING OR ADVERTISING CAMPAIGNS. NO THIRD PARTY SALES. NOT FOR USE BY REUTERS THIRD PARTY DISTRIBUTORS. SOUTH KOREA OUT. NO COMMERCIAL OR EDITORIAL SALES IN SOUTH KOREA.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou hoje que vai se encontrar com o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, em Cingapura, no dia 12, como se previa inicialmente desde que a cúpula foi anunciada. A declaração foi feita depois de o presidente se reunir na Casa Branca com Kim Yong Chol, considerado o braço direito do líder norte-coreano.

A reunião foi primeiro anunciada pela Casa Branca em março, porém, depois de muitas trocas de acusações entre líderes norte-americanos e norte-coreanos, acabou sendo cancelada no último dia 24 por uma carta de Trump acusando a Coreia do Norte de “hostilidade aberta”. Logo depois, no mesmo dia, Trump voltou a dizer que ainda havia chance de a reunião acontecer.

Ontem, Kim Yong Chol foi a Nova York para se reunir com o secretário de Estado norte-americano, Mike Pompeo. Ficou combinada a ida dele a Washington nesta sexta para entregar uma carta do líder norte-coreano ao presidente dos Estados Unidos. É a primeira vez desde 2000, durante a presidência de Bill Clinton, que um funcionário tão alto do governo norte-coreano compareceu à Casa Branca.

Trump disse que o encontro, daqui a menos de dez dias, pode não resolver todas as questões pendentes entre Coreia do Norte e Estados Unidos, mas vai significar o início de um processo de construção de relacionamento bilateral.