BRF suspende produção em quatro unidades devido a greve dos caminhoneiros; há reflexos no RS

Medidas atingem unidades de Garibaldi e Marau

A BRF, dona das marcas Sadia e Perdigão, informou por meio de nota, que na manhã desta quarta-feira suspendeu a atividade de quatro unidades de abate de frangos e suínos: em Nova Marilândia (MT), Dois Vizinhos (PR), Toledo (PR) e Campos Novos (SC). O motivo é falta de insumos e de animais para abate e de caminhões para escoar o produto processado, em função da greve dos transportadores contra a alta do diesel.

De acordo com o comunicado, assinada pelo diretor-presidente global Lorival Nogueira Luz Jr, além dessas quatro, outras nove unidades terão atividades parcial ou totalmente paralisadas nesta quinta, duas delas no Rio Grande do Sul. Nessa relação, aparecem as de Rio Verde (GO), Uberlândia (MG), Dourados (MS), Chapecó (SC), Garibaldi (RS), Marau (RS), Concordia (SC), Herval do Oeste (SC) e Francisco Beltrão (PR).

Segundo a empresa, diversos insumos utilizados na industrialização de alimentos não foram entregues na terça-feira e nesta quarta, o que prejudicou a produção. A empresa relata também que existe falta “considerável” de abastecimento de ração destinada aos animais alojados nos produtores rurais integrados, onde as aves são criadas para engorda. Esse desabastecimento impacta cerca de 1 milhão de animais, podendo alcançar a totalidade do plantel nos próximos dias.