Polícia Civil faz operação contra crimes de estelionato e lavagem de dinheiro

A polícia investiga a sucessão de negócios jurídicos destinados à venda de imóveis, ainda na planta, mas que tiveram as obras abandonadas ou que sequer saíram do papel

Polícia Civil cumpre mandados de busca e apreensão./ Foto: Polícia Civil./ Divulgação.

O Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) desencadeou a Operação Torre Negra, na manhã desta quarta-feira. O objetivo da ofensiva é desarticular organização criminosa que teria cometido crimes de estelionato e lavagem de dinheiro.

As investigações começaram no primeiro semestre de 2016 e tem como foco os diretores, sócios e avalistas do M. Grupo, que seriam responsáveis pelas operações do grupo econômico. A polícia investiga a sucessão de negócios jurídicos destinados à venda de imóveis, ainda na planta, mas que tiveram as obras abandonadas ou que sequer saíram do papel, como o caso do Edifício Majestic, que nunca obteve autorização para incorporação.

Estão sendo cumpridas 15 ordens judiciais de busca e apreensão nas cidades de Porto Alegre, Canoas, Gramado, Nova Santa Rita, Florianópolis/SC, Goiânia/GO, São Carlos/SP e São Paulo/SP, nas sedes das empresas do M.Grupo e nas residências dos alvos. A operação conta com a participação de mais de 70 policiais civis do Rio Grande do Sul, contando com o apoio das Polícias Civis dos estados de Santa Catarina, São Paulo e Goiás.