Campanha contra a gripe: Capital vai ter 106 salas de vacina funcionando no sábado

Dia D ocorre em todo o País a fim de ampliar a cobertura

Foto: Cristine Rochol/PMPA

Cento e seis salas de vacina (veja aqui a relação) abrem, no sábado, das 8h às 17h, para o Dia D da campanha nacional de vacinação contra a gripe, em Porto Alegre. Devem se imunizar, sobretudo, as pessoas que compõem os grupos prioritários da campanha de 2018. Além das salas de vacina, espaços como a sede da Coordenadoria Geral de Vigilância em Saúde da SMS também abrem, no Dia D, para a imunização.

Podem receber a vacina na rede pública crianças entre seis meses e menos de cinco anos, pessoas com mais de 60 anos, gestantes, puérperas que tiveram bebê há até 45 dias,  indígenas e trabalhadores da saúde. Também devem ser vacinadas pessoas com comorbidades (doenças pré-existentes) e professores da rede básica e ensino superior. Funcionários do sistema prisional, pessoas privadas de liberdade e adolescentes em cumprimento de medidas socioeducativas também fazem parte dos grupos-alvo, embora não sejam contabilizados para a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde.

A SMS já recebeu da Secretaria Estadual da Saúde cerca de 500 mil doses da vacina. Não há risco de desabastecimento. A campanha de vacinação contra influenza segue até 1º de junho na rede pública. A meta é vacinar 90% de cada grupo prioritário.

Até o fim da manhã de hoje, de acordo com os dados do Sistema de Informações do Programa Nacional de Imunizações (SIPNI-Web), entre grupos prioritários e pessoas com comorbidades, 158.811 doses da vacina foram administradas na rede da Capital. O vacinômetro mostra 31,81% da meta alcançada.

A vacina contra influenza pode ser aplicada junto a outras vacinas ou medicamentos e as contraindicações são para pessoas alérgicas a ovo de galinha e derivados e àquelas que tenham histórico de reação anafilática a doses anteriores da vacina.