A cerca de cinco meses das eleições estaduais, a movimentação em busca de alianças partidárias é intensa por todo o Rio Grande do Sul. Dois dos pré-candidatos já lançados ao Piratini podem estar selando uma união. Em entrevista à Rádio Guaíba, nesta sexta-feira, o pré-candidato do PTB, Ranolfo Vieira Júnior. afirmou estar em “conversas avançadas” e não descartou formar chapa com o atual pré-candidato Eduardo Leite (PSDB).
Ainda segundo Ranolfo, a bancada do PTB já conversou com o Partido dos Trabalhadores (PT) e com o PMDB, de Sartori. Porém, o pré-candidato disse que as negociações estão avançadas com os tucanos. “Estamos nesse momento com conversas bem avançadas com o PSDB, mas não temos nada definido com relação à confirmação da aliança e de que forma ela se daria”, afirma.
O pré-candidato afirmou que ainda não há definição, se confirmada a aliança, de quem será o governador e o vice. O prazo para convenção e definição dos candidatos acontece entre 20 de julho e 05 de agosto. Entretanto, Ranolfo acredita que a aliança entre PSDB e PTB possa ter um indicativo ainda mais forte até o fim deste mês de maio.
“Os dois partidos têm uma pré-candidatura cada. Mas estamos conversando: PTB e PSDB. Estamos buscando tratativas e não posso descartar a possibilidade de estar juntos no pleito de 2018. Mas, nesse momento, subsistem as candidaturas dos dois partidos”, ressalta.
Ao menos nove nomes são cogitados para concorrer ao Piratini nas eleições de outubro. São eles: Abgail Pereira (PC do B), Eduardo Leite (PSDB), Jairo Jorge (PDT), José Ivo Sartori (PMDB), Luis Carlos Heinze (PP), Mateus Bandeira (Novo), Miguel Rossetto (PT), Ranolfo Vieira Júnior (PTB) e Roberto Robaina (PSOL).