Comércio gaúcho espera aumento de 9% nas vendas do Dia das Mães em comparação com ano passado

Ticket médio deve em R$ 120,00 para compras feitas pelos adultos e R$ 38,00 para as crianças que irão presentear suas mães

O comércio gaúcho está otimista para as vendas do Dia das Mães. A data comemorada no dia 13 de maio traz uma perspectiva de aumento de comercialização de produtos em cerca de 9% na comparação com 2017. Segundo levantamento realizado pelo Departamento de Economia da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Rio Grande do Sul (FCDL-RS), o crescimento médio das vendas do comércio deve receber um incremento na casa dos 5% se comparado com o mês de abril deste ano.

O presidente da FCDL-RS, Vitor Augusto Koch, lembra que o Dia das Mães é um impulsionador das vendas em maio, que se caracteriza como o melhor mês do primeiro semestre para a comercialização de produtos. “Com a retomada da economia e a melhora das condições para que os filhos possam presentear suas mães nesse ano, a FCDL-RS trabalha com uma previsão de que artigos de vestuário e calçados tenham suas vendas incrementadas em 22% diante de abril; móveis e eletrodomésticos tendem a crescer 16%; artigos pessoais e utilidades domésticas, 16%; artigos farmacêuticos, que inclui perfumaria, 6%; e produtos de informática, 5%”, destaca Vitor Augusto Koch.

Ainda segundo a FCDL/RS, os fatores que motivam essa perspectiva de crescimento, está a recuperação do índice de empregabilidade no Rio Grande do Sul, que gerou 43 mil novos postos de trabalho formais nos primeiros meses de 2018, os bons preços da safra agrícola, que vão gerar renda superior ao agronegócio e a queda da Selic, que leva as pessoas com hábitos mais poupadores a investir na aquisição de bens duráveis.

O levantamento aponta ainda que o ticket médio esperado na aquisição de presentes tende a ficar na faixa de R$ 120,00 para compras feitas pelos adultos e R$ 38,00 para as crianças que irão presentear suas mães. Os maridos e filhos adultos tendem a concentrar suas compras em artigos de vestuário, calçados e produtos de uso doméstico, enquanto as crianças normalmente optam por produtos de perfumaria e cosméticos para as mamães. Além disso, por ser uma data de cunho emocional muito forte, o Dia das Mães costuma viabilizar que os filhos busquem adquirir presentes que sejam duradouros e tenham grande valor sentimental. Nesse patamar, estão artigos como joias personalizadas, perfumes e roupas.