GHC e São Lucas pedem doadores de sangue na Capital

Veja como ajudar

Dois dos maiores hospitais que atendem pelo SUS em Porto Alegre pediram ajuda, hoje, para reforçar os estoques de sangue. Um doador pode ajudar, sozinho, até quatro pacientes.

O Banco de Sangue do Grupo Hospitalar Conceição (GHC) confirmou hoje que precisa, com urgência, de sangue O negativo. O setor fica no segundo andar do Hospital Conceição (av. Francisco Trein, 596, bairro Cristo Redentor).

O GHC recebe doadores de segunda a sexta-feira, das 7h30min às 17h, e aos sábados, das 7h30min às 12h, com até 80 atendimentos nesse dia.

Em nota, o Banco do Hospital São Lucas, da PUCRS, também pediu doações de qualquer tipo. Em 2017, foram realizadas em média 629 doações por mês, e em 2018 o total não atinge 500.

O Banco de Sangue do São Lucas funciona no 2º andar do hospital (av. Ipiranga, 6.690), de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h30min, e aos sábados, das 8h às 12h, mediante agendamento.

Veja as condições básicas para doar sangue:
– ter acima de 50 kg;
– ter ingerido alimentação leve, sem gordura;
– ter entre 16 e 69 anos. Para menores de 18 anos, é necessário o consentimento formal do responsável legal. O limite de idade para a primeira doação é de 60 anos;
– Não estar gripado nem ter tido gripe nos últimos 7 dias;
– Nunca ter contraído hepatite, malária ou doença de Chagas;
– Não estar grávida nem ter tido aborto nos últimos 3 meses;
– Não estar amamentando;
– Respeitar a frequência máxima de doações: 4 doações anuais para homens e 3 doações anuais para mulheres. Assim como o intervalo mínimo entre as doações: 2 meses para homens e 3 meses para mulheres;
– Não ter realizado tratamento dentário nos últimos 7 dias;
– Não ter feito tatuagem nos últimos 12 meses;
– Não ser portador do vírus da Aids e do HTLV;
– Não ter tido doença sexualmente transmissível nos últimos 12 meses;
– Não ter tido contato sexual nos últimos 12 meses com pessoas que apresentem comportamento de risco;
– Não ter sido detido em instituição carcerária ou policial nos últimos 12 meses;
– Não ter recebido sangue nem ter feito hemodiálise nos últimos 12 meses.

O doador deve trazer um documento oficial com foto, que pode ser carteira de identidade, carteira de habilitação de motorista, certificado de reservista e passaporte.