O secretário de Planejamento e Gestão da prefeitura de Porto Alegre, José Alfredo Parode, entregou o pedido de exoneração dele nessa segunda-feira. A saída dele da administração de Nelson Marchezan Júnior, que já estava prevista desde o início de abril, acontecerá no dia 24.
Segundo o secretário, ele tinha um combinado com o prefeito de ajudá-lo no início da administração e depois seguir outros projetos. “A gente concluiu um ciclo importante de início de governo de vários projetos, como as obras da Copa, e vou me dedicar a projetos pessoais. Estou há muitos anos no setor público, quem sabe eu vou pra iniciativa privada, mas nada definido, só que vou tirar umas férias. Eu não tenho férias há muito tempo: fui secretário de Estado, secretário da Fazenda de Gravataí, presidente do IPE e agora estou prefeitura. Eu tinha combinado de dar um apoio nessa fase inicial do governo e agora as coisas estão andando”, disse Parode.
Quem assumirá a Secretaria de Planejamento e Gestão é o ex-presidente da CEEE, Paulo de Tarso Pinheiro Machado, filiado ao PSDB, mesmo partido do prefeito.