Uma frente fria mudou o tempo no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira. A queda de temperatura vem acompanhada de nuvens e chuva irregular, especialmente entre o Centro e o Norte e, sobretudo, na primeira metade do dia. No Oeste e no Sul, o tempo melhora e qualquer instabilidade tende a ser isolada, apenas pela manhã.
Entre a tarde e a noite, o tempo seca em grande parte do Estado e cidades que tiverem chuva na parte da manhã podem ter a presença do sol. Ar mais frio ingressa e o dia fica agradável, com marcas à tarde 10ºC a 12ºC mais baixas do que as observadas na quinta-feira, inclusive em Porto Alegre.
As mínimas devem rondar os 13°C em São José dos Ausentes e os 14°C no Chuí. Já as máximas atingem 28°C em Santa Rosa. Em Porto Alegre, os termômetros vão oscilar entre 18°C e 24°C.
Nesta quinta, o RS teve outra jornada escaldante com características de auge do verão. Muitas cidades voltaram a ter máximas que variaram entre 33ºC e 35ºC. Os picos de calor foram de 36,5ºC, em Teutônia, e de 36,4ºC, em Santa Cruz do Sul. O tempo muito seco com intenso calor e vento Norte favoreceu focos de incêndio em vegetação, em diversas regiões.
No final da tarde, um deles atingia a vegetação na encosta do Morro Santana, em Porto Alegre, onde pelo segundo dia seguido as máximas ficaram ao redor de 35ºC. Foi o último dia quente dessa onda de calor de abril.
A chegada de uma frente fria já derrubou a temperatura no Sul gaúcho durante esta quinta. No Chuí, no meio da tarde, sob chuva, fazia 18ºC enquanto os termômetros na região central do Estado batiam os 35ºC.
Na próxima semana, ar muito seco cobre o Rio Grande do Sul. Isso determina enorme amplitude térmica, ou seja, a diferença de temperatura entre as mínimas e as máximas do dia. As noites no Estado serão frias a amenas, mas durante a tarde o calor provoca sensação desagradável ante a umidade muito baixa.