Imaginar o Grêmio fora da final do Gauchão é algo impossível, por mais que o futebol apresente surpresas e resultados inesperados. Depois de fazer 3 a 0 no jogo de ida, fora de casa, o Tricolor entra em campo nesta quarta-feira, às 21h45min, na partida de volta contra o Avenida, na Arena, apenas para confirmar a passagem à decisão. Com larga vantagem e diante de um adversário bastante inferior tecnicamente, Renato Portaluppi deverá até poupar alguns titulares.
Mas o jogo pode apresentar um fato bastante atrativo. Existe a forte possibilidade de Arthur e Maicon atuarem juntos no meio-campo. “Eu já joguei com o Michel, o Ramiro e o Arthur. A hora que um for para o ataque, o outro tem que segurar para não expor a defesa. Por vezes acabamos subindo juntos porque o jogo pede isso, temos que ser inteligentes. Realmente não temos muitas características de marcação, mas com todo mundo se ajudando e marcando ali no meio, fica mais fácil”, destaca o capitão Maicon.
Recuperado de problemas musculares, ele não foi confirmado por Renato, mas deverá estar em campo. O treinador fechou o treinamento da véspera da decisão. Ramiro, com desgaste, será preservado. O lateral-direito Léo Moura também pode ficar de fora. A dupla de zagueiros será a reserva, com Bressan e Paulo Miranda, já que Kannemann está suspenso pelo terceiro cartão amarelo e Pedro Geromel não retornou da Seleção Brasileira.
O Grêmio pode até perder por dois gols de diferença que vai à final. “Conquistamos uma vantagem muito boa fora de casa, mas ainda tem 90 minutos. No futebol não se pode bobear. Temos que entrar concentrados, respeitando o adversário e impondo o nosso ritmo dentro de casa. Não pode relaxar e dar armas ao adversário”, acrescenta o volante gremista.
O técnico Renato Portaluppi e o zagueiro Kannemann foram denunciados pelo Tribunal de Justiça Desportiva (TJD) da Federação Gaúcha. O jogador por ter forçado o terceiro cartão amarelo no jogo de domingo, ficar suspenso na semifinal e poder jogar “limpo” em uma eventual decisão. Já o treinador foi denunciado por ter admitido, na entrevista coletiva após o jogo, que pediu para Kannemann forçar o cartão. O julgamento ocorrerá na próxima semana.
Grêmio x Avenida – Semifinal do Gauchão
Grêmio: Marcelo Grohe; Léo Moura, Bressan, Paulo Miranda e Bruno Cortez; Jaílson, Maicon, Arthur, Everton e Luan; Jael.
Técnico: Renato Portaluppi.
Avenida: Fabiano; Itaqui, Luís Henrique, Claudinho e Roger; Toto, Fidélis, Tchelé e Cléverson; Alexandre e Welder.
Técnico: Fabiano Daitx.
Árbitro: Daniel Nobre Bins.
Auxiliares: André da Silva Bitencourt e Jorge Eduardo Bernardi.
Local: Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).
Horário: 21h45min.