Com agenda prevista para o fim da tarde em São Leopoldo, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu viajar de avião de Passo Fundo a Porto Alegre, onde deve desembarcar em instantes. Do Aeroporto Salgado Filho, ele segue de carro até o local do ato, no Vale do Sinos.
O ex-presidente optou por utilizar uma aeronave em função do atraso no cronograma. Em Passo Fundo, Lula e os correligionários foram recebidos com animosidade. Houve bloqueio de estradas e princípio de confronto entre manifestantes contrários e favoráveis à caravana em que o petista busca apoio político para disputar o Planalto, embora condenado em um processo da Lava Jato a mais de 12 anos de prisão.
Ativistas impediram a entrada de Lula na cidade com queima de pneus. Pedras também foram arremessadas contra os ônibus da excursão. A Brigada Militar teve de utilizar bombas de efeito moral e Lula desistiu de visitar a cidade.
Em São Leopoldo, a Brigada Militar orientou os moradores a retornarem mais cedo para casa. O ato com o petista ocorre no Largo Rui Porto, a partir do início da noite. Um bloqueio às alças de acesso da BR-116, nos dois sentidos, junto à estação rodoviária, era prevista para as 16h, mas acabou postergado até que o volume de público aumente.