O concurso que visa escolher o projeto-base da obra do Memorial às Vítimas da Tragédia da Boate Kiss, em Santa Maria, contabilizou 112 inscrições, até o momento. A etapa inicial do processo seletivo se encerrou na noite dessa segunda-feira, e contou com concorrentes de 14 estados do Brasil.
A organização do concurso admite que o número de postulantes superou as expectativas, e que pelo menos mais 30 pedidos seguem esperando homologação, o que pode elevar ainda mais o total de participantes. O número final só deve ser conhecido na quinta-feira.
A entrega das propostas, via Internet, é prevista para dia 2 de abril. Já o resultado definitivo, com o anúncio do projeto vencedor, ocorre no dia 10. Cerca de um terço das propostas é do Rio Grande do Sul.
Coordenador do concurso, o arquiteto Tiago Holzmann da Silva, afirmou que “a participação de arquitetos de todo o Brasil demonstra o grande interesse dos profissionais em oferecer sua competência e criatividade para que Santa Maria faça uma homenagem significativa e relevante às vítimas da tragédia”. O incêndio na casa noturna, ocorrido em 27 de janeiro de 2013, matou 242 pessoas e feriu mais de 600.
O concurso é organizado pelo Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB RS), com promoção da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM) e apoio da Prefeitura Municipal de Santa Maria, do Escritório das Nações Unidas de Serviços para Projetos (UNOPS), ligado à Organização das Nações Unidas (ONU), e das três faculdades de Arquitetura e Urbanismo de Santa Maria.