Quinta deve ter temporal de madrugada; tempo melhora à tarde no RS

A quinta-feira amanhece com enorme instabilidade no Rio Grande do Sul. A previsão é de chuva forte e tempestades, algumas severas com vendavais e granizo até grande, mas o tempo melhora, durante o dia, na maioria das regiões. De manhã, a chuva concentra-se mais na Metade Norte enquanto pelo Oeste e o Sul o tempo se estabiliza com ingresso de ar mais seco e frio.
Já da tarde pra noite ainda há chance de chuva em pontos do Norte e do Nordeste do Estado, mas na maioria das regiões a presença de sol predomina, com nuvens. A temperatura se eleva menos, mas parte do dia ainda vai ser ainda abafada.
As mínimas devem rondar os 15ºC em Santana do Livramento e os 16°C em São José dos Ausentes. Já as máximas podem chegar a 29°C em Santa Cruz do Sul e 30°C em Uruguaiana. Em Porto Alegre, os termômetros devem variar entre 21°C e 29°C.
A atmosfera quente e úmida, muito instável com a aproximação de uma frente fria pelo Sul, formou intensas áreas de instabilidade no fim da tarde e começo da noite desta quarta, no Centro e Norte da Argentina. À noite, essas áreas atingiram já o Oeste do RS, em cidades como Alegrete.
O período crítico para tempo severo é a madrugada e começo da manhã de quinta. Uma linha de tempestades vai se organizar sobre o Estado na madrugada, alcançando a divisa com Santa Catarina nas primeiras horas da manhã e avançando depois para o Paraná, onde deve enfraquecer e se desintegrar.
Leia mais:
Porto Alegre deve ter chuva forte entre 3h e 6h desta quinta