O Grêmio venceu o Inter por 2 a 1 no Gre-Nal 413 neste domingo no Beira-Rio e garantiu a realização de mais dois clássicos nas quartas de final do Campeonato Gaúcho. Em um jogo com dois tempos completamente distintos, o Tricolor dominou o primeiro e abriu 2 a 0 com gols de Luan. Dourado diminuiu no começo da etapa final, que teve domínio vermelho.
Com a derrota, o Inter ficou com 18 pontos e caiu da liderança para o terceiro lugar na tabela do Gauchão. O Grêmio, que iniciou a rodada em oitava e com chances de ser eliminado ainda na primeira fase, terminou em sexto. Os dois maiores clubes do estado vão se enfrentar de forma precoce nas quartas de final. A partida de ida será na Arena e a volta no Beira-Rio.
Domínio amplo do Grêmio no primeiro tempo
O Grêmio deixou para o Gre-Nal para mostrar em 2018 o futebol que levou o time a conquistar o tricampeonato da América no ano passado. A equipe de Renato Portaluppi não sentiu a pressão do Beira-Rio e conseguiu impor sobre o Inter uma superioridade que lembrou aquele primeiro tempo diante do Lanús na decisão da Libertadores.
Desde os primeiros minutos, o Grêmio mostrou por qual caminho pretendia buscar o gol. Com marcação no campo de ataque, o Tricolor iniciou tendo o controle do Gre-Nal e explorando as jogadas pelo seu lado esquerdo ofensivo. Everton foi o atleta mais acionado, sempre às costas de Dudu.
O Grêmio seguia melhor e teve sua terceira oportunidade aos 7 minutos. Dessa vez, a jogada começou pelo centro com Luan, mas terminou novamente às costas de Dudu. Ali, Jael recebeu livre, mas acabou finalizando mal. O centroavante exagerou na força e mandou por cima.
Com tanta superioridade, o gol do Grêmio finalmente saiu. Aos 22 minutos não foi Everton, mas Cortez que apareceu livre pela esquerda. O lateral rolou a bola para Luan, que também sozinho, só empurrou para dentro do gol.
Mesmo com a parada para hidratação dos atletas logo em seguida em que Odair Hellmann pode conversar com seus jogadores, o Inter não conseguiu resolver sua falha de marcação no lado direito da defesa. Aos 25, Everton entrou sozinho por ali, passou por Klaus e foi derrubado por Cuesta: pênalti. Luan foi para a cobrança, deslocou Lomba e ampliou, 2 a 0.
O Inter se mostrava completamente batido no Gre-Nal diante dos quase 40 mil colorados. Os pouco mais de dois mil gremistas faziam a festa em seu reduzido espaço para torcida visitante no Beira-Rio.
O Grêmio diminuiu sua pressão após o segundo gol, abriu mão da posse de bola e passou a esperar o time colorado. O Inter, no entanto, não mostrou forças para conseguir levar perigo ao gol de Marcelo Grohe. O time parecia abatido emocionalmente.
O Tricolor ainda teve chance para transformar o placar em goleada nos acréscimos do primeiro tempo. Aos 46, Maicon deu belo passe para Everton, que saiu na cara de Marcelo Lomba, mas finalizou para fora.
Inter diminuiu e pressiona o Grêmio
De fraca atuação no primeiro tempo, Dudu não voltou para a etapa final. O lateral saiu para a entrada de Gabriel Dias. Com isso, Edenilson foi jogar pelo lado direito da defesa.
E logo no começo da segunda etapa o Inter conseguiu diminuir. Aos 2 minutos, D’Alessandro bateu escanteio na linha da pequena área, onde Dourado subiu para cabecear. A bola ainda bateu em Cortez e matou Marcelo Grohe, 2 a 1.
O gol esquentou o Gre-Nal. Com Gabriel Dias e Patrick próximos a Dourado, Odair Hellmann deixou D’Alessandro ocupar o lado esquerdo ataque. Nico López ganhou liberdade e passou a atuar mais perto de Roger abrindo espaço para as subidas de Edenilson pelo lado direito. As mudanças de posicionamento deram certo e o Inter conseguiu pressionar o Grêmio nos primeiros 15 minutos.
O Inter teve grande chance para o empate aos 9. Após jogada da Patrick, a bola chegou a Roger, que estava sozinho dentro da área. O centroavante bateu de primeira, mas pegou muito mal na bola e mandou por cima. Na sequência, Roger fez o pivô para Edenilson, que bateu de primeira e mandou para fora perdendo mais uma ótima oportunidade.
Para tentar conter o crescimento do Inter, Renato Portaluppi fez a primeira mexida no Grêmio aos 17 minutos. Madson saiu para a entrada de Alisson. Com isso, Ramiro foi deslocado para a lateral direita.
Troca de árbitro
Na sequência, aos 18, o Gre-Nal teve um momento inusitado. O juiz Jean Pierre Lima sentiu dores musculares e parou o jogo para ser atendido. Jean Pierre não conseguiu seguir e teve de sair. Coube ao quarto árbitro, Jonathan Pinheiro, assumir o comando do Gre-Nal após a parada de seis minutos.
A parada esfriou a partida, que foi retomada em um ritmo bem mais lento. Odair tentou ganhar fôlego no ataque com Marcinho no lugar de Roger. A resposta de Renato foi Michel na vaga de Jael para ganhar força de marcação no meio-campo.
O Inter só conseguiu levar perigo novamente ao gol de Grohe aos 36 minutos. E foi mais uma vez na bola parada com a dupla D’Alessandro e Dourado. O camisa 10 bateu a falta de intermediária e encontrou no segundo pau o volante, que desviou com o pé tirando de Marcelo Grohe e Geromeu apareceu na pequena área para tirar de cabeça.
Odair Hellmann ainda tentou tornar o Inter mais ofensivo com Wellington Silva no lugar de Patrick, mas a essa altura o Grêmio já se postava melhor defensivamente e Marcelo Grohe quase não trabalho.
Aos 46, Wellington Silva e Geromel se estranharam em um lance que gerou torca de empurrões entre vários jogadores dos dois times. Jonathan Pinheiro decidiu dar o amarelo para os jogadores que iniciaram a confusão.
Devido à troca de árbitros, o jogo teve 10 minutos de tempo extra. Mas, apesar da insistência, o Inter não conseguiu o empate. A grande oportunidade nos acréscimos foi de Nico López, que aos 52 arrancou da direita, foi levando para dentro e da entrada da área chutou forte, mas a bola passou à esquerda de Grohe. Aos 56, D’Alessandro bateu falta e a bola desviou na parreira antes de passar raspando a trave. Final de Gre-Nal: Inter 1 x 2 Grêmio.
Gauchão 2018 – 6ª Rodada
Inter – 1
Marcelo Lomba; Dudu (Gabriel Dias), Klaus, Cuesta e Iago; Rodrigo Dourado, Edenilson, Nico López, D’Alessandro e Patrick (Wellington Silva); Roger (Marcinho). Técnico: Odair Hellmann.
Grêmio – 2
Marcelo Grohe; Madson (Alisson), Geromel, Kannemann e Cortez; Jailson, Maicon, Ramiro, Luan e Everton (Marcelo Oliveira); Jael (Michel). Renato Portaluppi
Gols: Luan (22min/1T-27min/1T); Rodrigo Dourado (2min/2T)
Cartões amarelos: D’Alessandro, Wellington Silva, Cuesta (INT); Geromel, Kannemann (GRE)
Árbitro: Jean Pierre de Lima
Auxiliares: Rafael da Silva Alves e Lúcio Flor
Árbitros de vídeo: Rafael Traci e Ivan Carlos Bohn
Local: Beira-Rio, Porto Alegre