O governo do Estado entregou na manhã desta quinta-feira quatro novas viaturas para serem utilizadas pela Patrulha Maria da Penha e pela Delegacia Especializada de Atenção à Mulher da Polícia Civil. Os veículos vão fortalecer os serviços da Rede de Atendimento às Mulheres em situação de violência.
O secretário da Segurança Pública do Rio Grande do Sul, Cezar Schirmer, disse que as viaturas são importantes para ajudar no trabalho das polícias gaúchas no combate à violência contra a mulher e para mudar o comportamento da sociedade.
“A violência contra a mulher também é a violência doméstica, física, psicológica, sexual. Imagina uma criança criada num ambiente violento. Essa criança pode reproduzir na rua aquilo que ela encontrou dentro de casa. Ela vai ser violenta na escola, na relação com os colegas e amigos, no jogo de futebol e, quando crescer, vai ser violenta na sua família. Então, o fundamental, do ponto de vista da segurança é que se coíba a violência doméstica e contra a mulher”, avaliou Schirmer.
Segundo dados da SSP, em 2017, foram registrados quase 38 mil casos de ameaça contra a mulher em todo o Rio Grande do Sul. O número, apesar de alto, é 4,2% menor do que o registrado no ano anterior.