Um mutirão realizado pela Polícia Civil localizou 70 pessoas que estavam em situação de desaparecimento em Porto Alegre. Desse total, 14 são crianças e adolescentes. As diligências foram realizadas nesta terça-feira e o balanço final foi divulgado somente hoje. A ação foi desenvolvida pela 2ª Delegacia de Polícia de Homicídios e de Proteção à Pessoa (2ªDPHPP/DHPP), em conjunto com a Delegacia de Polícia para Criança e Adolescente Vítima (Dpcav/Deca). A Força Nacional também deu apoio ao mutirão.
A titular da 2ªDPHPP, delegada Roberta Bertoldo, ressaltou a importância do registro da localização das pessoas o mais rápido possível, a fim de evitar que as instituições realizem diligências desnecessárias para situações já resolvidas e não informadas. “Ações como estas são de extrema importância para depurar aquelas situações de desaparecimentos cotidianas, como desencontros, situações médicas ou de relacionamento para situações mais graves e que envolvam possíveis crimes, o que demanda uma maior atenção dos órgãos de segurança pública”, afirma.
A Polícia Civil ressalta que qualquer situação de desaparecimento deve ser registrada de forma imediata e pode ser feita através da Delegacia Online.