A Secretaria Estadual de Educação e a direção do Cpers-Sindicato se reuniram na manhã desta segunda-feira na sede da Pasta, em Porto Alegre. O encontro aconteceu a pedido da categoria.
Segundo a presidente do Sindicato, Helenir Schürer, o encontro serviu para cobrar do governo a reposição salarial do magistério. “Nós levamos a nossa pauta de reivindicação. Reafirmamos ao governo que temos um déficit de mais de 92% em relação ao nosso plano de carreira e mostramos as perdas inflacionárias que chegam a 22,83% nos últimos três anos, período que não tivemos reposição nenhuma. Precisamos que o governo reponha nosso poder de compra que tínhamos em 2014”, disse a professora.
O fechamento de escolas estaduais e o cumprimento do acordo realizado após o final da greve do ano passado que durou mais de 90 dias também foram pauta do encontro. Segundo a presidente do Cpers, o governo se comprometeu a não fechar mais nenhuma escola durante o ano letivo.
O Secretário de Educação, Ronald Krummenauer, não se manifestou sobre o encontro até o fechamento desta reportagem, às 13h.