Desemprego cai na Região Metropolitana no mês de janeiro, segundo a FEE

O mês de janeiro registrou um aumento na ocupação e redução na taxa de desemprego na Região Metropolitana, segundo aponta a Pesquisa de Emprego e Desemprego na Região Metropolitana de Porto Alegre (PED-RMPA) da Fundação de Economia e Estatística (FEE). Além disso, de acordo com os dados apresentados, o rendimento médio real de dezembro de 2017 aumentou em relação ao de novembro para o total de ocupados e assalariados e reduziu-se para os autônomos.
A taxa de desemprego da população economicamente ativa reduziu de 12,8% em dezembro para 12,1% em janeiro. A redução é de cerca de 12 mil em relação ao mês anterior. A estimativa do número de desempregados na Região Metropolitana, atualmente, é de 227 mil. Conforme a pesquisa, o mês de janeiro gerou 23 mil postos de trabalho, o que foi superior à força de trabalho, já que 11 mil vagas formais foram ocupadas.
Em relação à criação de postos de trabalho, a maior parte ocorreu na indústria de transformação, com geração de 10 mil vagas, seguida pelo comércio e reparação de veículos e serviços. A área da construção teve uma redução de 7 mil postos de trabalho.
Em um comprativo de 12 meses, entre janeiro de 2017 e janeiro de 2018, a taxa de desemprego total aumentou de 10,6% para 12,1%, o que corresponde a 32 mil pessoas.