Foi divulgado nesta sexta-feira o novo cronograma para as instalações das novas estações do BikePoa. Segundo informações divulgadas pela Tembici (fornecedora das bicicletas), a inauguração do novo sistema será no dia 27 de fevereiro, próxima terça-feira. Nesta sexta (23) começou a retirada das estações atuais e no dia 26 o atual sistema deve ser desativado. A estimativa inicial da Prefeitura de Porto Alegre era entregar o sistema até o final de dezembro do ano passado.
A primeira fase vai contar com 11 estações e 100 bicicletas, que serão instaladas até domingo, 25. Em março serão instaladas mais 24 estações, e em abril as seis restantes, totalizando 41 estações e 410 bicicletas de aluguel. Ao mesmo tempo, a retirada das estações antigas também segue um cronograma que já foi iniciado e encerra-se dia 3 de março. O processo de transição será operacionalizado pelo Itaú Unibanco e Tembici, patrocinador e operador do BikePOA, respectivamente.
Estações que serão instaladas até 25/2:
Museu Júlio de Castilhos: Rua Duque de Caxias, em frente ao número 1208 / esquina com rua Praça Mal. Deodoro
Rua Fernando Machado: Rua Cel Fernando Machado oposto ao número 623 / próximo à Brigada Militar
Duque de Caxias: Rua Duque de Caxias oposto ao número 593 / esquina com rua General Canabarro
Serpro: Avenida Augusto de Carvalho em frente ao número 1133 (Serpro) / esquina com
avenida Loureiro da Silva
UFRGS Administração: Avenida Loureiro da Silva / em frente à Praça General Braga Pinheiro
Caminho dos Antiquários: Rua José do Patrocínio, em frente ao número 9 / esquina com rua Cel. Genuíno
Farsul: Rua Sarmento Leite oposto ao número 763 / Praça Professor Saint Pastous
Rua Alberto Tôrres: Rua Alberto Tôrres, lateral da Caixa / esquina com rua José do Patrocínio
República: Rua da República em frente ao número 618 / Escola Prof. Olintho de Oliveira
Av. Venâncio Aires: Avenida Venâncio Aires em frente ao 449
Iberê: Avenida Padre Cacique, oposto ao número 2000 (Fundação Iberê Camargo)
Novo sistema
O novo modelo de bike da Tembici vai ser mais robusto, com peças que não poderão ser usadas em outras bicicletas, nem vendidas, visando a segurança do sistema. As novas bicicletas foram fabricadas pela empresa canadense PBSC Urban Solutions, líder mundial em sistemas de compartilhamento. Atualmente, para comprar o passe é necessário ter cartão de crédito. Já o novo sistema prevê integração com o cartão TRI.
Serviço
Um levantamento da Prefeitura da Capital mostrou que Porto Alegre já teve mais de 270 mil usuários cadastrados e 1,8 milhão de viagens realizadas desde 22 de setembro de 2012. Para usar o BikePoa, o usuário paga R$ 5 pelo passe diário ou R$ 10 para utilizar o serviço durante todo o mês.