Os cinco anos da tragédia da boate Kiss vão ser lembrados hoje com atividades que se estendem até o início da noite em Santa Maria, na região Central. Lojas do município aderiram à campanha “Santa Maria Floresce”, que homenageia as vítimas do incêndio que matou 242 pessoas e feriu mais de 600 na madrugada de 27 de janeiro de 2013. Vitrines e fachadas de estabelecimentos foram decoradas com a cor branca, iniciativa criada pelo Sindilojas.
O documentário “Depois Daquele Dia”, de Luciane Treulieb, irmã de João Aloisio Treulieb, que morreu no incêndio, foi exibido nessa sexta-feira, e, após, familiares das vítimas realizaram uma caminhada iluminada com velas até o prédio onde funcionou a casa noturna, na rua dos Andradas. No local, ocorreram cânticos, orações e uma vigília.
O diretor jurídico da Associação dos Familiares de Vítimas e Sobreviventes da Tragédia de Santa Maria (AVTSM), Paulo Carvalho, que reside em São Paulo, participou e disse que as provas das irregularidades do funcionamento da casa podem ser constatadas no interior da boate. “O local é uma armadilha que nossos filhos não tiveram condições de deixar e acabaram morrendo asfixiados”, declarou. Carvalho perdeu um filho na tragédia.
Concurso vai ser lançado neste sábado
O Concurso Público Nacional de Arquitetura para construção do Memorial às Vítimas da Kiss vai ser lançado, oficialmente, às 9h deste sábado no Salão Azul do Centro Universitário Franciscano (Unifra). O evento antecede o painel “Cinco Anos de Busca Por Justiça” e integra a programação das homenagens promovidas pela prefeitura de Santa Maria, AVTSM e Instituo de Arquitetos do Brasil (IAB-RS).
A realização do concurso vai ser viabilizada com recursos conquistados por meio de financiamento coletivo, iniciado em agosto de 2017. A campanha se encerrou em novembro e arrecadou R$ 250 mil, superando a meta inicial, que era de R$ 150 mil.
Com o dinheiro, vai ser possível custear a elaboração do concurso, a premiação dos cinco melhores projetos e o pagamento dos honorários do vencedor. O valor também vai possibilitar a execução de projetos complementares para o Memorial, como o hidráulico, elétrico, hidrossanitário e o Plano de Prevenção de Combate a Incêndio (PPCI).
Veja as atividades programadas para a tarde e a noite:
17h20min – Toque do Silêncio pela 3ª Divisão de Exército
17h30min – Daniela Arbex – livro “Todo Dia a Mesma Noite”
17h40min – IAB – Memorial às Vítimas da Kiss
18h – UNOPS-ONU – participação na construção do Memorial
18h20min – Paulo Carvalho e Pedro Barcelos, “Violações dos Direitos Humanos”
18h50min – Coral Illumina e cantor Beto Pires
19h10min – Moça dos Gestos
19h25min – Escola de Dança Royale
19h45min – Palavra do presidente da AVTSM, Sergio da Silva
19h50min – Culto ecumênico
20h30min – Toque dos sinos
20h35min – Soltura dos balões
20h45min – Toque do Silêncio pela Ala 4 (FAB)
20h50min – Cantora Deborah Rosa
21h – Encerramento