Lula está em Porto Alegre e já iniciou o seu deslocamento em direção ao Centro da cidade, onde milhares de simpatizantes e integrantes de movimentos sociais aguardam o ex-presidente para o início do ato, marcado para às 18h, na Esquina Democrática. O líder petista será julgado nesta quarta pelo TRF4, após recurso solicitado contra a decisão da 1ª instância, proferida pelo juiz Sérgio Moro. Uma comitivida de políticos do Partido dos Trabalhadores e lideranças de movimentos sociais aguardavam o líder do PT.
Lula chega à Capital gaúcha praticamente 15 anos depois de um discurso histórico. Em 2003, recém-eleito, Lula proferiu uma fala importante no Anfiteatro Pôr do Sol, em alusão ao Fórum Social Mundial, para uma plateia empolgada. Mais tarde, no Centro, ele voltará a discursar para seus apoiadores e movimentos sociais que o defendem. Pois, amanhã, na sede do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), três desembargadores irão julgar o seu recurso contra a sentença do juiz Sérgio Moro (condenação) no caso do triplex do Guarujá.
Porto Alegre está em efervescência. Movimentos sociais, como o MST, políticos, jornalistas do mundo inteiro estão na Capital para acompanhar o julgamento. As forças de segurança bloquearam ruas, montaram um esquema especial.