Inaugurada há um ano, a Unidade de Saúde Animal (USA) Victória, na Lomba do Pinheiro, na zona Leste da Capital, deverá iniciar em março as atividades para atender animais abandonados e que estão sob a tutela de protetores. Com a nova estrutura, a unidade poderá realizar mais de 600 castrações por mês através de Parcerias Público-Privadas (PPPs), consultas, cirurgias e vacinas.
O anúncio foi feito pela coordenadora da Unidade de Medicina Veterinária (UMV), Viviane Diogo. Segundo ela, o funcionamento do hospital, previsto para março, depende do habite-se que vai permitir a ocupação do prédio. “Com o documento, poderemos transferir a estrutura administrativa e a equipe da UMV para a Unidade de Saúde Animal Victória”, destacou Viviane. Uma equipe de oito veterinários vai atuar na esterilização de animais, realizar atendimento clínico veterinário e trabalhos nas comunidades de prevenção como a vacinação de cães e gatos e controle de zoonoses.
De acordo com a coordenadora, será realizado neste mês um chamamento público para que a iniciativa privada e ONGs que lidam com animais abandonados utilizem as dependências da USA Victória na Lomba do Pinheiro. “Com as parcerias, vamos conseguir duplicar o número de cirurgias”, destacou.
A unidade, que foi inaugurada em novembro de 2016 na gestão do então prefeito José Fortunati, possui cinco blocos cirúrgicos, quatro consultórios, uma UTI, setores de quimioterapia, fisioterapia, banco de sangue, farmácia, ambulatório, sala de recuperação e espaço de triagem. O empreendimento foi construído pelo empresário Alexandre Grendene e leva o nome de sua filha Victória.