Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Compartilhe:

Até o momento, já foram capturados 306 animais e registrados dois acidentes na área central da cidade Foto: PMPA/Divulgação

Uma nova espécie de escorpião, o escorpião-amarelo-do-Nordeste, ou Tityus stigmurus, foi encontrada em Porto Alegre. De acordo com o Núcleo de Fiscalização Ambiental da Vigilância em Saúde, três escorpiões dessa espécie foram capturados na cidade, nos bairros Moinhos de Vento e no Sarandi e nas proximidades do Aeroporto Internacional Salgado Filho.

As três capturas são recentes e o fato é inédito. Até este ano, apenas a espécie Tityus serrulatus (escorpião-amarelo) havia sido identificada. Na noite de terça-feira, uma ação coordenada pelo Núcleo no Centro Histórico resultou na coleta de 17 escorpiões, todos enviados para o Centro de Informações Toxicológicas do Estado – nenhum da nova espécie. Até o momento, já foram capturados 306 animais e registrados dois acidentes na área central da cidade.

O Tityus stigmurus ou escorpião-amarelo-do-Nordeste é uma espécie típica da região Nordeste do Brasil. Há registros da presença do animal em São Paulo, Paraná, Santa Catarina, Minas Gerais e no Tocantins. A espécie tem importância médica. O veneno apresenta ação neurotóxica semelhante à do Tityus serrulatus, podendo ocasionar sintomas sistêmicos, especialmente em crianças, idosos e pessoas com comorbidades.A espécie é capaz de se reproduzir por partenogênese (sem necessidade de acasalamento). Isso facilita sua dispersão e proliferação em ambiente urbano.

O chefe do Núcleo de Fiscalização Ambiental, Alexandre Companhoni, destaca que a identificação da nova espécie representa uma mudança no perfil escorpiônico urbano de Porto Alegre. “As duas espécies de escorpião amarelo que circulam em Porto Alegre são muito perigosas. Em caso de picadas, a recomendação é levar a vítima (ou deslocar-se, se possível) até o Hospital de Pronto Socorro”, informa. Em caso de visualização de escorpiões amarelos, a recomendação é acionar o serviço 156 da prefeitura.

Últimas Notícias