Uma pesquisa realizada pela fintech meutudo revelou que 67% dos brasileiros não conseguiriam se manter financeiramente caso perdessem o emprego atualmente. Além disso, mais da metade da população desconhece o seguro renda CLT, um recurso que garante renda temporária em caso de desligamento. O levantamento, realizado entre 1º e 5 de agosto com 4.827 participantes, mostra que 53% dos entrevistados afirmam não saber o que é o seguro renda CLT, enquanto 20% já ouviram falar, mas não entendem direito como funciona. Apenas 33% dizem conhecer o produto e sua finalidade.
Para Marcio Feitoza, CEO da meutudo, esse dado evidencia uma importante lacuna no conhecimento da população sobre opções de proteção financeira. “Essa falta de informação deixa muitos trabalhadores vulneráveis a imprevistos. Quanto mais o trabalhador conhece as alternativas disponíveis, melhor preparado estará para enfrentar períodos sem renda”, afirma.
Sobre a reserva de emergência, o estudo aponta que 8% dos entrevistados têm recursos para se manter por apenas um mês, enquanto 25% conseguiriam manter o padrão de vida por pelo menos seis meses.O planejamento financeiro para imprevistos ainda é pouco comum: 54% nunca pensaram em como se preparar para situações como invalidez, perda de renda ou afastamentos prolongados. Apenas 32% afirmam cuidar desse aspecto, e 14% dizem se planejar “um pouco”, mas reconhecem que poderiam melhorar.
O especialista destaca que “dois em cada três brasileiros estão vulneráveis a um imprevisto. Mais do que poupar, é fundamental diversificar as estratégias de proteção, incluindo seguros, investimentos e outras soluções adaptadas à realidade de cada pessoa”.