O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.
Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.
Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.
Testemunhas ouvidas nesta segunda:
Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.
Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.
Entenda o que acontece depois
Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.
A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:
Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.
O Índice de Confiança de Serviços (ICS) do FGV IBRE avançou 0,6 ponto em janeiro, para 90,9 pontos, maior nível deve maio de 2025 (91,8 pontos). Na média móvel trimestral, o índice cresceu 0,7 ponto, para 90,4 pontos. No primeiro
O índice de Confiança do Comércio (ICOM) avançou 3,0 pontos em janeiro, para 91,3 pontos, registrando alta em quatro dos últimos cinco meses. Em médias móveis trimestrais, houve avanço de 1,5 ponto, para 89,3 pontos. A confiança do comércio subiu
O Índice Geral de Preços – Mercado (IGP-M) subiu 0,41% em janeiro, invertendo a taxa registrada em dezembro, quando caíra 0,01%. Com esse resultado, o índice acumula alta de 0,41% no ano e queda de 0,91% nos últimos 12 meses.
O Brasil mantém o segundo maior juro real do mundo (9,23%), sendo superado apenas pela Russia com uma taxa real de 9,88%. Em terceiro, está a Turquia, com juros reais a 6,45%. Os dados são da plataforma MoneYou, com base
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) mantém mais de 24,3 milhões de aposentadorias em todo o país, o que representa cerca de 11% da população total. De acordo com o IBGE, o Brasil possui 213,4 milhões de habitantes, dos
OCopom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central decidiu, de forma unânime, manter a taxa básica de juros em 15% ao ano pela quinta vez consecutiva. A expectativa predominante entre analistas financeiros indicava estabilidade no patamar atual, o maior desde 2006. Essa taxa