Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Resultado da Pesquisa

O dólar despencou no mercado local nesta terça-feira (27) e fechou no menor nível desde o fim de maio de 2024. Segundo operadores, o real se beneficiou do movimento global de desvalorização da moeda americana e de provável fluxo de

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) escolheu três nomes para substituir ministros que deixarão o governo para reforçar a campanha petista nas eleições de 2026. As mudanças devem ser formalizadas até abril. Vão deixar o governo o ministro

Uma mulher de 38 anos teve a vida salva em ação do 1º Batalhão de Polícia Militar (BPM), na zona Sul de Porto Alegre, na última quinta-feira. Ela sofreu golpes com faca no pescoço e peito, na rua Doutor Ivon Costa, no bairro Cristal, sendo

O início de 2026 tem sido de extrema dificuldade para quem depende dos serviços do INSS. Uma série de fatores resultou em agências lotadas, atendimentos cancelados e reclamações dos usuários. Mas o que está provocando essa situação? Um dos principais

O deputado federal gaúcho Bibo Nunes (PL) foi condenado pelo Ministério Público Federal (MPF) ao pagamento de R$ 100 mil pelos crimes de discurso de ódio e intolerância. O motivo é um vídeo divulgado em suas redes sociais, durante a

Guarda-chuva ou sombra para evitar o impacto direto do Sol. Ar-condicionado, ventilador ou abano de leques para amenizar a sensação de abafamento. E muita água para hidratação. Nos últimos dias, a rotina dos gaúchos tem se alterado para encarar os