O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.
Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.
Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.
Testemunhas ouvidas nesta segunda:
Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.
Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.
Entenda o que acontece depois
Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.
A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:
Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou nesta segunda-feira (12) o uso do medicamento Sunlenca (lenacapavir) para prevenção do HIV-1, como profilaxia pré-exposição (PrEP). O fármaco tem alta eficácia contra o vírus e, além da apresentação em compromido, para
A Brigada Militar apreendeu cerca de 1,2 tonelada de drogas ao longo do ano passado no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. Também foram efetuadas 2.780 prisões em flagrante, além da recaptura de 439 foragidos. No mesmo período, 182
Dois homens foram mortos a tiros nesta segunda-feira na rua Carlos Salzano Vieira da Cunha, no bairro Jardim Itu-Sabará, na zona Norte de Porto Alegre. Nenhum deles havia sido identificado até o momento desta publicação. Conforme a Brigada Militar, as
O Salão Negrinho do Pastoreio, no Palácio Piratini, mal conseguiu suportar a profusão de convidados que foram prestigiar a saída de Ernani Polo da secretaria de Desenvolvimento Econômico. O deputado, agora, deverá retornar ao seu mandato na Assembleia Legislativa e
A primeira semana de pagamentos do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2026 rendeu à Prefeitura de Porto Alegre uma arrecadação de cerca de R$ 80 milhões, de acordo com a Secretaria Municipal da Fazenda. O cronograma de pagamento iniciou
O ministro Alexandre de Moraes, do STF (Supremo Tribunal Federal), autorizou nesta segunda-feira (12) que o hacker Walter Delgatti Neto tenha progressão de pena para o regime semiaberto. A decisão do magistrado atende a um pedido apresentado pela defesa de