O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.
Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.
Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.
Testemunhas ouvidas nesta segunda:
Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.
Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.
Entenda o que acontece depois
Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.
A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:
Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.
Treinador qua mais comandou jogos do Inter, Abel Braga foi apresentado neste domingo (30), após cerca de quatro anos desde o último trabalho na casamata colorada. Na sua oitava passagem, Abelão tem 340 partidas oficiais sob o escudo do clube.
O técnico Mano Menezes convive com algumas indefinições para encaminhar o time do Grêmio para o jogo contra o Fluminense, terça-feira, na Arena. A partida será a última do tricolor em Porto Alegre na temporada 2025. O tricolor ainda vislumbra
O Inter recorreu a Abel Braga para evitar o rebaixamento para a Série B em 2026. O técnico desembarcou no final da manhã deste domingo em Porto Alegre para iniciar sua oitava passagem comandando o colorado. E apoio da torcida
Após resolver o impasse da candidatura ao Senado, o PT gaúcho realiza encontro estadual, neste domingo, no Hotel Embaixador, em Porto Alegre, para lançar seus pré-candidatos na chapa majoritária nas eleições de 2026. O evento tem outros quatro objetivos além
Com objetivo de incentivar o consumidor a negociar e quitar as dívidas, acontece até domingo, 30, a 2ª edição do Mutirão de Negociação e Orientação Financeira de 2025. O Procon Porto Alegre dá apoio às pessoas que tiverem dificuldades na
A ex-deputada Manuela D’Ávila confirmou, pelas redes sociais, no sábado, 29, sua filiação ao PSol. O ato ocorrerá no dia 9 de dezembro, no Espaço para Produções de Eventos Culturais (Epec), na Cidade Baixa. No mesmo evento, ocorrerá o lançamento