O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.
Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.
Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.
Testemunhas ouvidas nesta segunda:
Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.
Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.
Entenda o que acontece depois
Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.
A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:
Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.
A mais recente sondagem da Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) revelou um desempenho heterogêneo do setor eletroeletrônico no Rio Grande do Sul no mês de julho. Houve queda em alguns indicadores, enquanto outros apresentaram leve recuperação, mantendo
O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) começa a pagar nesta segunda-feira, 1º, aposentados e pensionistas que ganham acima de um salário mínimo (R$ 1.518), com NIS finais 1 e 6, além da continuidade de quem ganha abaixo deste valor
A imposição de tarifas sobre produtos brasileiros pelos Estados Unidos começa a impactar o setor produtivo nacional. Levantamento da CNI (Confederação Nacional da Indústria), divulgado nesta segunda-feira, 1], mostra que a confiança das empresas exportadoras sofreu queda expressiva nos últimos
Um ônibus pegou fogo na manhã desta segunda-feira, na zona Leste de Porto Alegre. Segundo informações da Record, o incêndio foi registrado na Vila Mapa. O Corpo de Bombeiros foi acionado para combater as chamas e não há pessoas feridas.
As projeções dos analistas do mercado financeiro brasileiro para a inflação neste ano ficaram abaixo dos 5% novamente, caindo de 4,86% para 4,85%, pela 14ª semana seguida. Já a expectativa do Produto Interno Bruto (PIB) recuou de 2,18% para 2,19%.
O Supremo Tribunal Federal (STF) inicia na próxima terça-feira (2) o julgamento que pode condenar o ex-presidente Jair Bolsonaro e mais sete aliados pela trama golpista para tentar reverter o resultado das eleições de 2022. O grupo faz parte do
Este site tem o objetivo de fortalecer e ampliar a comunicação com os Guaibeiros, trazendo mais tecnologia, dinamismo, sem perder a essência e a credibilidade da marca Rádio Guaíba.
© 2025 – Rádio Guaíba. Todos os direitos reservados | By Ondaweb