Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Resultado da Pesquisa

A professora de 49 anos, que foi filmada agredindo um menino de quatro anos em uma escola infantil de Caxias do Sul na última segunda-feira, foi presa preventivamente na manhã desta sexta-feira em Palmeira das Missões, na região Norte do

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou nesta sexta-feira (22) que a realização da COP30 em Belém (PA) serve para mostrar a realidade da Amazônia e cobrou compromisso e ações efetivas dos países participantes. Lula criticou discursos e acordos

Um valão extravasou nesta sexta-feira após a chuvarada no extremo Sul de Porto Alegre. A água jorra e inunda a parte mais baixa do bairro Chapéu do Sol. O local também registra queda de árvores e falta de luz. A

O Rio Grande do Sul tem uma sexta-feira marcada pelo retorno da chuva, que traz transtornos ao território gaúcho, como alagamentos, quedas de árvores e vias obstruídas. Confira abaixo como ficará o tempo no final de semana, conforme informações da

Com a forte chuva registrada na madrugada e manhã desta sexta-feira e a elevação do nível do Arroio Dilúvio, em Porto Alegre, uma rachadura foi aberta e está extravasando água em um emissário de esgoto sanitário localizado na avenida Ipiranga,

O Ministério da Fazenda homologou a atualização do Plano de Recuperação Fiscal (PRF) do Rio Grande do Sul. O anúncio foi feito pelo governo gaúcho nesta sexta-feira. O pedido de renovação do documento original, de 2022, foi protocolado em novembro