O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.
Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.
Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.
Testemunhas ouvidas nesta segunda:
Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.
Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.
Entenda o que acontece depois
Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.
A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:
Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.
Uma perseguição com início em Cachoeirinha envolveu 12 viaturas da Brigada Militar. A ocorrência incluiu ainda troca de tiros e se estendeu por mais três cidades antes de chegar ao fim. O caso foi registrado no domingo. A ação começou
A Brigada Militar apreendeu armamento de grosso calibre e artefatos explosivos em Alvorada, na Região Metropolitana. O material foi localizado em uma residência na rua Fagundes Varela, no bairro Maria Regina, em diligências da Operação Alvorada sem Medo, no domingo.
O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, e a secretária de Saúde do Estado, Arita Bergmann, anunciaram na tarde desta segunda-feira, no Palácio Piratini, as primeiras localidades que receberão o programa Saúde 60+ RS. O projeto consiste no
O governador do Estado Eduardo Leite entregou, na segunda-feira (11/8), 32 casas definitivas em Farroupilha, na Serra Gaúcha, por meio do Programa A Casa é Sua – Município Resiliência. A entrega ocorreu no Loteamento Cruzeiro, onde estão localizadas 12 casas.
Foi sancionada, na manhã desta segunda-feira, a lei municipal 14.292/2025, que torna o Correio do Povo patrimônio histórico-cultural de Porto Alegre. O ato ocorreu no Edifício Hudson, sede do jornal, no Centro Histórico, com a presença do prefeito Sebastião Melo,
O presidente Alberto Guerra quebrou o silêncio. E se manifestou na manhã desta segunda-feira na sede da CBF no Rio de Janeiro. O mandatário tricolor representou o clube na reunião sobre o Fair Play Financeiro e viajou ainda com o
Este site tem o objetivo de fortalecer e ampliar a comunicação com os Guaibeiros, trazendo mais tecnologia, dinamismo, sem perder a essência e a credibilidade da marca Rádio Guaíba.
© 2025 – Rádio Guaíba. Todos os direitos reservados | By Ondaweb