O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.
Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.
Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.
Testemunhas ouvidas nesta segunda:
Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.
Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.
Entenda o que acontece depois
Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.
A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:
Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.
A quarta-feira, 23, terá tempo encoberto e chance de chuva em algumas regiões do Rio Grande do Sul. Conforme a MetSul Meteorologia, o avanço de ar frio de trajetória marítima será responsável pelo aumento da nebulosidade. Porto Alegre e região
Um homem foi encontrado morto nesta terça-feira na área rural de Seberi, no Norte gaúcho. A vítima foi identificada como Oraci Antônio de Queiroz, 80 anos. Ele estava desaparecido desde a última quinta-feira. Não havia marcas de violência no corpo,
A defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro disse ao STF (Supremo Tribunal Federal) que não descumpriu decisão do ministro Alexandre de Moraes e “jamais teve a intenção de fazê-lo”. Além disso, pediu esclarecimentos sobre alcance da decisão. A resposta ocorre por
A Vigilância Epidemiológica de Porto Alegre tem em andamento oito investigações de suspeita de sarampo entre pessoas residentes da Capital. Os dados estão no informativo que apresenta dados cumulativos do ano até 19 de julho (final da semana epidemiológica 29).
O futuro do Centro Histórico da Capital foi debatido na tarde desta terça-feira, com a promoção do seminário Centro+, promovido pela Secretaria Municipal de Planejamento e Gestão (SMPG). Cerca de 400 pessoas, entre empresários, moradores e representantes de entidades, participaram
Os corpos de um casal foram encontrados nesta terça-feira no interior de um veículo submerso no Rio Taquari, em Lajeado. As vítimas foram identificadas como Marcia Helena Heiermann e Vanderlei Heiermann, de 48 e 53 anos, respectivamente, que moravam na
Este site tem o objetivo de fortalecer e ampliar a comunicação com os Guaibeiros, trazendo mais tecnologia, dinamismo, sem perder a essência e a credibilidade da marca Rádio Guaíba.
© 2025 – Rádio Guaíba. Todos os direitos reservados | By Ondaweb