Icon search

Depoimentos sobre tentativa de golpe continuam com ex-ministro Queiroga e oficiais militares

Queiroga foi ministro da Saúde do governo Bolsonaro Marcelo Camargo/Agência Brasil

O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.

Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.

Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.

Testemunhas ouvidas nesta segunda:

  • Carlos José Russo Penteado;
  • Ricardo Ibsen Pennaforte de Campos;
  • Marcelo Antonio Cartaxo Queiroga;
  • Antonio Carlos de Oliveira Freitas;
  • Amilton Coutinho Ramos;
  • Ivan Gonçalves;
  • Valmor Falkemberg Boelhouwer;
  • Christian Perillier Schneider;
  • Osmar Lootens Machado;
  • Asdrubal Rocha Saraiva.

Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.

Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.

Entenda o que acontece depois

Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.

A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:

Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.

 

Resultado da Pesquisa

Essa é para quem está em busca de uma oportunidade de trabalho:  a Pompéia está com vagas abertas em diversas funções. Entre as cidades com postos de trabalhos disponíveis estão Porto Alegre, Esteio, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Bento Gonçalves,

O setor de telefonia móvel no Brasil registrou, no segundo trimestre de 2025, seu maior crescimento em cinco anos. De acordo com dados atualizados do Relatório de Monitoramento da Competição, da Anatel, vinculada ao Ministério das Comunicações, o país alcançou

O vice-presidente, Geraldo Alckmin, e os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), se reuniram nesta quarta-feira (16) para tratar das tarifas de 50% impostas pelo governo Trump a produtos brasileiros importados a partir

O Bolsa Família terá seus pagamentos de julho liberados entre os dias 18 e 31 deste mês, conforme o último dígito do NIS (Número de Identificação Social), garantindo mais organização e evitando filas. Quem tem NIS com final 1 recebe a partir de 18 de julho, e

Perto de completar 80 anos de existência, o Sistema Fecomércio-RS/Sesc/Senac e IFEP inaugura, em julho deste ano, a Casa TRI. O espaço guarda a memória de um importante capítulo da história da aviação brasileira e do Rio Grande do Sul.

O governo do Estado realiza no próximo dia 31 de julho o pagamento da terceira rodada do ano do programa Devolve ICMS. Os repasses, feitos por meio da Secretaria da Fazenda (Sefaz) e da Receita Estadual, contemplam as parcelas fixa