O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.
Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.
Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.
Testemunhas ouvidas nesta segunda:
Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.
Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.
Entenda o que acontece depois
Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.
A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:
Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.
A Semana começa com sol e nuvens no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira, 14, embora parte do dia tenha períodos com maior nebulosidade. A MetSul não descarta chuva isolada em alguns poucos locais do interior gaúcho até o fim
O vice-presidente Geraldo Alckmin afirmou neste domingo (13) que o governo brasileiro está trabalhando para reverter a taxação imposta pelos Estados Unidos a produtos brasileiros. Durante agenda em Francisco Morato (SP), ele disse que a lei de reciprocidade, aprovada pelo
O prefeito de Nova Santa Rita, Rodrigo Battistella, confirmou o repasse do governo federal, através da Secretaria Extraordinária da Reconstrução, de R$ 22,5 milhões para a construção de moradias destinadas às famílias atingidas pela enchente de 2024. O recurso será
As obras para a implementação da terceira faixa do viaduto da Metrovel, no km 265, na BR 116, em Canoas, junto à avenida Inconfidência, está com 35% do projeto executado, segundo confirmou o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT)
Hoje é o último dia para visitar a CasaCor RS 2025. A mostra chega ao final após dois meses de exposição no antigo terminal do Aeroporto Internacional Salgado Filho. Com mais de 5.400 m² de exposição, o evento trouxe 40
As vagas em concursos públicos no Rio Grande do Sul somam 6.414 esta semana. Entre elas, estão as oportunidades da seleção do Ministério Público do Rio Grande do Sul, que busca ocupar 40 cargos para Promotor de Justiça. O edital
Este site tem o objetivo de fortalecer e ampliar a comunicação com os Guaibeiros, trazendo mais tecnologia, dinamismo, sem perder a essência e a credibilidade da marca Rádio Guaíba.
© 2025 – Rádio Guaíba. Todos os direitos reservados | By Ondaweb