O STF (Supremo Tribunal Federal) retoma nesta segunda-feira (26) as audiências do processo que julga o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros sete aliados por tentativa de golpe de Estado e uma série de crimes relacionados a um plano de golpe militar depois das eleições de 2022. Dez testemunhas de defesa do general Augusto Heleno serão ouvidas.
Entre os nomeados pelo ex-ministro do GSI (Gabinete de Segurança Institucional), estão o general Carlos Penteado — secretário-executivo do GSI durante a invasão das sedes dos Três Poderes no 8 de Janeiro — e Marcelo Queiroga, ex-ministro da Saúde. Ambos aturaram durante o governo de Bolsonaro.
Queiroga também será ouvido como testemunha do ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Ele foi o quarto ministro da Saúde de Bolsonaro, atuando a partir de março de 2021 até o fim do mandato do ex-presidente, em dezembro de 2022.
Testemunhas ouvidas nesta segunda:
Os depoimentos começaram na última segunda (19), com falas de testemunhas de acusação indicadas pela PGR (Procuradoria-Geral da República). As testemunhas de defesa do ex-ajudante de ordens de Bolsonaro Mauro Cid foram ouvidas depois, seguidas das testemunhas do deputado federal Alexandre Ramagem, Braga Netto, Augusto Heleno e do ex-comandante da Marinha Almir Garnier.
Nesta semana, o STF ainda vai ouvir testemunhas de Anderson Torres (ex-ministro da Justiça e Segurança Pública) e do ex-presidente Bolsonaro. As audiências terminam em 2 de junho.
Entenda o que acontece depois
Finalizados os depoimentos, será aberta a etapa das alegações finais, quando defesa e acusação apresentam suas manifestações por escrito no prazo de 15 dias. Em seguida, o relator marcará a data para o interrogatório dos réus. Só após isso, o julgamento será pautado.
A expectativa dentro do STF é que o caso do “núcleo crucial” seja julgado entre setembro e outubro deste ano. O processo tramita na Primeira Turma da corte, composta pelos ministros:
Cristiano Zanin (presidente da Turma);
Alexandre de Moraes (relator do caso);
Cármen Lúcia;
Flávio Dino;
Luiz Fux.
Um jovem de 16 anos invadiu a Escola Municipal Maria Nascimento Giacomazzi, por volta das 10h desta terça-feira, no município de Estação, distante 51 quilômetros de Passo Fundo, no Planalto Médio gaúcho. De acordo com o prefeito Geverson Zimmermann, ele
O Bolsa Família terá seus pagamentos de julho liberados entre os dias 18 e 31 deste mês, conforme o último dígito do NIS (Número de Identificação Social), garantindo mais organização e evitando filas. Quem tem NIS com final 1 recebe
A CASACOR Rio Grande do Sul 2025 entra em sua reta final após mais de dois meses de programação intensa, ocupando com maestria o antigo terminal de passageiros do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre. Com encerramento marcado para
Alvo da Operação Underhand, que a Polícia Federal (PF) deflagrou nesta terça-feira (8), para aprofundar as investigações acerca de supostos desvios de recursos públicos destinados a cidades do Ceará por meio de emendas parlamentares, o deputado federal Júnior Mano (PSB-CE)
O ataque hacker aos sistemas informatizados envolvidos nas operações do Pix na última semana levou ao desvio estimado de R$ 800 milhões e trouxe à tona divergências que envolvem a aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) número 65/2023, comumente
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, avaliou nesta terça-feira, 8, que existe um grau de incerteza nas declarações do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, sobre elevação de tarifas, que precisa ser avaliada ao longo do tempo. Ele reforçou que
Este site tem o objetivo de fortalecer e ampliar a comunicação com os Guaibeiros, trazendo mais tecnologia, dinamismo, sem perder a essência e a credibilidade da marca Rádio Guaíba.
© 2025 – Rádio Guaíba. Todos os direitos reservados | By Ondaweb