INSS anuncia nova fase do atendimento presencial a aposentados e pensionistas vítimas de fraude

Beneficiários já podem consultar, a partir de segunda-feira, resposta das entidades sobre os descontos associativos

Mais de cinco mil agências dos Correios estarão disponíveis para atendimento nas 27 Unidades Federativas Crédito: Agência Gov.Br/Divulgação

O atendimento a aposentados e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que tiveram descontos indevidos entrará em uma nova fase nesta segunda-feira, 16. Os beneficiários que já contestaram o desvio poderão retornar às agências dos Correios para consultar a resposta das entidades sobre os descontos associativos.

“Mas só devem ir a uma agência depois que tiver passado o prazo de 15 dias úteis desde a sua contestação. Esse é o tempo que a entidade tem para responder. Antes disso, a informação ainda não estará disponível no sistema”, adverte o instituto.

Na última segunda-feira, 9, o INSS começou a enviar as respostas das entidades sobre os descontos realizados nos benefícios para aqueles que contestaram os descontos pelo Meu INSS ou pelo telefone 135. Para aqueles com dificuldades de mexer na internet, o atendimento presencial pelos Correios para registrar a contestação começou no último dia 30 de maio. Até esta quinta-feira, 12, 3.155.128 beneficiários confirmaram descontos indevidos em seus pagamentos.

As associações têm 15 dias úteis após a contestação para responder. As respostas estão sendo liberadas aos poucos. Por isso, quem já contestou um desconto pode começar a receber a resposta enviada pela entidade. É importante saber o que foi respondido e entender quais serão os próximos passos.

(*) com R7