Em um cenário de inflação pressionando a renda e preço dos alimentos subindo acima da média, um novo levantamento da Neogrid, ecossistema de tecnologia e inteligência de dados que desenvolve soluções para a gestão da cadeia de consumo, revela que 70% dos consumidores brasileiros notaram um aumento na oferta de marcas próprias no varejo – crescimento que pode estar relacionado à busca por valores mais acessíveis e aos investimentos dos supermercados neste segmento.
O estudo “Dados sobre Consumo e Fidelização no Brasil”, realizado em parceria com a Opinion Box, referência em tecnologia para pesquisa de mercado e experiência do cliente, mostra que 55% dos entrevistados frequentemente compram a mesma marca, enquanto apenas 7% fazem isso sempre. A qualidade do produto é o principal motivo de fidelidade à marca (76%), bastante à frente do preço dos produtos (43%) e da boa experiência (33,5%). Já o nível de contentamento é alto: 46% dizem estar “satisfeitos” com o que levam atualmente para casa e 28% “muito satisfeitos.”
Em relação aos pontos comerciais, 52% dos respondentes vão frequentemente ao mesmo estabelecimento físico. Para 50%, a variedade de mercadorias é o principal fator para repetir a escolha, seguida por descontos (43%) e proximidade (42%). No ambiente digital, por sua vez, o comportamento varia um pouco: a maioria dos entrevistados (51%) demanda de uma mesma loja virtual às vezes, 27% fazem isso com frequência e 4% são sempre fiéis a um e-commerce.
“Identificamos que a fidelidade dos consumidores está mais ligada à qualidade do produto do que ao preço”, analisa Christiane Cruz Citrângulo, Chief Marketing Strategy Officer (CMSO) da Neogrid. “O cliente está mais atento ao que realmente entrega valor e não tem mais resistência em testar itens diferentes, desde que ofereçam o melhor custo-benefício.”
PROGRAMAS DE FIDELIDADE
De acordo com a pesquisa Neogrid/Opinion Box, 60% dos respondentes participam de programas de fidelidade de algum supermercado, porém a maioria não se restringe a um vínculo único. Isso acontece porque 60% afirmam estar com dois ou quatro planos de recompensas simultaneamente, enquanto 12% estão em quatro ou cinco e 8% em mais de cinco. No e-commerce, a tendência é semelhante: 60% também dizem utilizar dois ou quatro planos de recompensas ao mesmo tempo; 18% apenas um; 14%, quatro ou cinco; e 8% mais de cinco.
Outro dado aponta que 89% dos entrevistados gostariam de participar de sistemas de fidelização que englobam múltiplas marcas e lojas, indicando que, embora haja o costume de consumir as mesmas categorias e lugares, o brasileiro busca hoje maior diversidade de opções, seja para pagar mais barato ou conquistar regalias.
“No fim do dia, o usuário final quer sentir que está fazendo um bom negócio e, por isso, sempre procura diversas opções antes de tomar sua decisão”, explica Christiane. “Se encontra um desconto e percebe que a qualidade é boa, a chance de voltar a comprar é muito maior.”
O estudo foi executado online, no Painel de Respondentes do Opinion Box, com mais de 2 mil pessoas de todo o Brasil acima de 16 anos e de todas as classes sociais que são responsáveis ou parcialmente responsáveis pelas compras da casa.