Dia dos Namorados deverá injetar R$ 231 milhões na economia de Porto Alegre

TIcket médio deverá chegar a R$ 280,90 por pessoa na compra de produtos para a data

Crédito: Divulgação/CNC

Os consumidores de Porto Alegre deverão investir, em média, R$ 280,90 por pessoa na compra de produtos para o Dia dos Namorados, o que poderá resultar em um movimento financeiro de R$ 231 milhões no comércio da capital. Os dados fazem parte da pesquisa feita pelo Sindilojas Porto Alegre, através do seu Núcleo de Pesquisa, para entender a intenção de compra para a data.

Segundo a pesquisa, os itens mais desejados pelas pessoas neste ano, assim como foi no último levantamento, são cosméticos/perfumaria/produtos de higiene, com 40,3%. Também em alta nos pedidos estão as opções roupa, com 27,9% e calçados, com 16,2%. Jantar/almoço (6,5%) e viagens (1,5%) aparecem como opções, mas perderam espaço.

Já, quando perguntados sobre o que vão dar de presentes, os consumidores responderam que devem escolher roupa e/ou perfumaria/ produtos de higiene e cosméticos, ambos com 29% das citações. Calçados e flores são opções de presentes para 10,8% dos respondentes.

A pesquisa mostrou ainda que conhecer o gosto do presentado é o que mais ajuda na escolha pelo item. Essa opção lidera com 64,8%, frente a 55,4% do último levantamento, em 2023. A qualidade do produto (52%), preço (38,8%) e saber o que a pessoa realmente está precisando (32,8%) vem em seguida.

PAGAMENTO

O consumidor porto-alegrense disse preferir efetuar o pagamento via cartão de crédito parcelado (32%). À vista no Pix vem com 29,3% das respostas e à vista no cartão de débito, 19,5%.

De acordo com o levantamento, os respondentes preferem realizar as suas compras em lojas de rua (57%5%), à frente de lojas em Shopping (45,5%) e o e-commerce (19,5%). Já para quem fez a escolha pela compra de forma online, o site da loja caiu para a 2ª posição da lista, em relação ao último levantamento. Agora a opção que lidera é a compra através do App (84,6%). Os demais canais de compra online votados foram: WhatsApp e Instagram (5,1%)

Arcione Piva, presidente do Sindilojas Porto Alegre lembra que a data é bem próxima ao início oficial do inverno, e como as roupas sempre são opção para muita gente, isso interfere positivamente nas vendas. “O Dia dos Namorados traz um bom movimento ao comércio, sim”. “O ramo do vestuário é um dos buscados pelos clientes, e a troca de estação traz esse incremento nas vendas”, comemora o presidente da Entidade, sem esquecer de que há outras áreas do setor que leva gente às lojas.