
O município de São Borja, na Fronteira Oeste do estado, decretou situação de emergência em função dos estragos provocados pela chuva intensa que atingiu a cidade nesta terça-feira, 27. As aulas precisaram ser canceladas em escolas do interior até esta quarta-feira, 28.
Segundo a prefeitura, em poucas horas o acumulado de chuva chegou a 140mm, e atingiu 400mm em todo o dia.
Foram registrados alagamentos em ruas e residências, além de prejuízos em estradas do interior.
O prefeito José Luiz Rodrigues Machado, se reuniu na tarde desta terça-feira com membros do governo municipal para debater o assunto e assinar o Decreto de emergência de nº 21.277.
A medida tem como objetivo permitir a aquisição imediata de insumos e serviços essenciais para o atendimento à população afetada, além de agilizar os processos administrativos necessários para minimizar os danos causados pelo temporal.
“O decreto é fundamental para garantir a rapidez nas ações de assistência às famílias atingidas e na recuperação da infraestrutura urbana e rural”, afirmou o prefeito José Luiz.
A Secretaria de Desenvolvimento Social trabalha no monitoramento das famílias atingidas com os CRAS em funcionamento.
Para mais informações, o contato deve ser realizado diretamente com a Secretaria de Defesa Civil pelos telefones (55) 996890276, (55) 991922149 ou (55) 984227616.
A prefeitura afirma que segue acompanhando as condições meteorológicas e alerta para que a população permaneça atenta aos comunicados oficiais e seguindo as orientações dos órgãos competentes.