
A chuva dos últimos dias elevou o nível do Rio Taquari, em Lajeado. De acordo com a prefeitura, a medição realizada às 8h, indicava que o corpo de água estava a 14,47 metros, restando 53 cm para atingir a cota de atenção. Uma hora depois, ele subiu para 14,85 metros chegando a 15 cm para chegar até a primeira cota.
Até chegar a altura, a cota é considerada normal. As demais cotas são 17 metros, alerta, e 19 metros, inundação.
O rio Forqueta, em Lajeado, às 10h, chegou a ficar a 4,24 metros, acima do nível normal. Medição feita pelo radar na ponte de Ferro. De acordo com a prefeitura, a notícia boa é que em cidades como Santa Tereza e Encantado, que influenciam no nível de Lajeado, o rio já está estabilizado.
De acordo com régua oficial da Serviço Geológico do Brasil e da Companhia de Pesquisa de Recursos Minerais (SGB/CPRM), todos os rios que compõem a bacia do Rio Taquari estão dentro da normalidade. As réguas de Ibiraiaras e Auler estão sem transmissão no momento.