A Secretaria de Educação de Porto Alegre (SMED) registrou diminuição de 40,33% no déficit de vagas na etapa creche (0 a 3 anos) da educação infantil. O número de crianças aguardando por vagas escolares caiu de 3.077, registrado em 2024, para 1.836 em março deste ano.
Melhora também registrada pelo número de alunos matriculados nesta etapa que subiu de 27.174, no mesmo período do ano passado, para 28.565 atualmente, 1.391 crianças a mais. Na etapa pré-escola (4 a 5 anos e 11 meses) não há déficit considerável.
“A redução no déficit histórico de vagas é resultado de diversas ações realizadas simultaneamente: publicamos um edital de critérios para preenchimento de vagas na Educação Infantil, sancionamos a lei que amplia a idade para aquisição de vagas em escolas privadas e lançamos edital para essa aquisição”, conta o secretário de Educação, Leonardo Pascoal.
“Além disso, organizamos uma força-tarefa que garantiu mais de mil novas crianças matriculadas. Todas essas ações fazem parte do nosso Porto da Educação, conjunto de estratégias, lançado em fevereiro, que, entre outras metas, pretende zerar o déficit de vagas na Capital”, pontua.
Prevista como prioridade no Porto da Educação, a universalização do acesso à educação, segundo o planejamento da SMED, deve ser garantida até 2028, por meio da construção de 20 novas escolas próprias municipais, da ampliação de, pelo menos, 2 mil vagas na rede parceira, da compra de 2 mil novas vagas na rede privada e da municipalização de escolas estaduais para implantação de unidades escolares de educação infantil.