Onda de frio no RS começa nesta terça e vai até o início de junho

Máximas na quarta-feira não devem passar dos 13ºC

Foto: Vinny Vanoni / PMPA / Divulgação

O Rio Grande do Sul passará a partir do final desta terça por uma onda de frio, proporcionada por uma massa de origem polar. O cenário gélido irá durar até o início de junho e será o mais intenso registrado em 2025. O ar mais gelado irá ingressar no Estado através do Oeste e já irá derrubar as temperaturas nas áreas de Quaraí, Uruguaiana e Livramento, segundo informações da MetSul Meteorologia.

Já nesta quarta, a massa de ar frio irá tomar conta de todo o Sul do Brasil. Grande parte do RS deve ter máximas à tarde entre 10ºC e 13ºC. Em algumas cidades mais ao Sul o território gaúcho nem os 10ºC devem ser alcançados. Mais a Leste-Nordeste do estado, à medida que o ar frio avança de Oeste, a temperatura se eleva mais.

A quinta-feira será um dia de muito frio. O sistema vai trazer chuva, intensa em alguns pontos, e vento muito forte com rajadas perto e acima de 100 km/h em algumas localidades.

Frio em outros pontos do Brasil

A massa de ar frio tem trajetória continental, ou seja, vai avançar pelo interior do continente e vai alcançar latitudes baixas da América do Sul, com o resfriamento chegando à região amazônica do Brasil e ao Peru.

A influência do ar frio será abrangente com queda acentuada da temperatura e muito frio no Sul e resfriamento pronunciado também em parte do Centro-Oeste, como no Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. No Sudeste, a influência da massa de ar frio de origem polar será maior em São Paulo.

Como o ar frio avança pelo interior da América do Sul, conseguirá chegar à região mais ao Sul da Amazônia com friagem em estados do Norte, como no Acre, Rondônia e o Sul do Amazonas.

Madrugadas de mais frio na sexta

Conforme a MetSul, o ar frio perderá intensidade na sexta. No entanto, este será o período em que se espera as madrugadas mais frias. O resfriamento noturno é maior quando a atmosfera está mais seca, há menor nebulosidade e menos vento, o que se projeta com o afastamento do ciclone no final da semana.

É o que fará com que as madrugadas da sexta, do fim de semana e o começo da semana que vem sejam muito frias com marcas abaixo de 5ºC em centenas de cidades do Sul do Brasil e em várias do Mato Grosso do Sul e do interior de São Paulo.

Nos Campos de Cima da Serra do Rio Grande do Sul, na região de Ausentes, as marcas podem cair a -3ºC ou -4ºC. A temperatura deve cair abaixo de zero ainda no Rio Grande do Sul em baixadas da Serra, Planalto Médio e do Noroeste assim como na Serra do Sudeste e em setores da fronteira com o Uruguai.