País tem 12 suspeitas de gripe aviária

Em Triunfo, é apurado um provável caso em ave de subsistência; em Canoas, em ave de silvestre

Foto: Lucas Scherer Cardoso / Embrapa / Divulgação

Na manhã desta segunda-feira, ao mesmo tempo em que descartou a suspeita de um caso de gripe aviária em uma granja comercial em Ipumirim (SC), o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) confirmou que estão em andamento 12 investigações sobre possíveis ocorrências da patologia no país. Apenas uma é em planta comercial, em um abatedouro de aves em Aguiarnópolis (TO).

Em Triunfo, na Região Metropolitana de Porto Alegre, é apurada uma suspeita em ave de subsistência. O mesmo tipo de verificação ocorre em outros quatro municípios brasileiros, Aurelino Leal (BA), Salitre (CE), Quixadá (CE) e Eldorado do Carajás (PA).

Há ainda seis suspeitas envolvendo aves silvestres em Canoas (RS), Armação dos Búzios (RJ), Mateus Leme (MG), Belo Horizonte (MG), Ilhéus (BA) e Icapuí (CE). As informações, obtidas por meio da atualização mais recente da plataforma de Síndrome Respiratória e Nervosa das Aves, do Mapa, são da Agência Estado.

O resultado da investigação em Ipumirim era aguardado pelo governo e pelo setor produtivo, apesar de haver indícios de que o resultado seria negativo. Santa Catarina é o segundo maior produtor de aves do país, atrás do Paraná e à frente do Rio Grande do Sul.

De acordo com a Agência Estado, as investigações em andamento são consideradas corriqueiras no sistema de defesa agropecuária nacional, uma vez que a influenza aviária de alta patogenicidade (vírus H5N1) é uma doença de notificação obrigatória imediata aos órgãos oficiais de defesa sanitária animal do país.

Produtores rurais, técnicos, proprietários, prestadores de serviço, pesquisadores e demais envolvidos com a criação de animais devem notificar imediatamente os casos suspeitos da doença ao Serviço Veterinário Oficial (SVO). O Brasil já realizou mais de 2,5 mil investigações de suspeitas de gripe aviária desde maio de 2023, quando houve a primeira ocorrência em ave silvestre, conforme o Mapa.